Inclusão dos surdos no contexto escolar

a valorização da língua materna

Resumo

Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e visa compreender o processo de inclusão do sujeito surdo no contexto escolar. Neste sentido, pautados na pesquisa documental, apresentamos os movimentos para a escolarização de sujeitos surdos que passaram por diferentes momentos: exclusão, segregação e integração nas instituições de ensino. Como um dos resultados principais, observamos que, todo esse movimento de inclusão de sujeitos surdos, embora progressivo, está longe de proporcionar o ambiente mais adequado para atender as necessidades educacionais dessa comunidade. 

Biografia do Autor

José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva, Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal

Mestre em Ensino de Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal – UNIDERP/Anhanguera pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal – UNIDERP/Anhanguera, Brasil. 

Kátia Guerchi Gonzales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Câmpus de Bauru. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática - Mestrado Profissional - e do Ensino Superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil.

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Silva, J. M. P. da F. da, & Gonzales, K. G. (2022). Inclusão dos surdos no contexto escolar. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16658
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)