Como abordar o conceito de fração?

As propostas de Zoltan P. Dienes

Resumo

O presente estudo investiga, por meio da análise sócio-histórica, as propostas de Dienes para a abordagem do conceito de fração. Para isso, analisamos parte de sua obra intitulada Frações: fichas de trabalho (1971a). O objetivo é  buscar elementos do processo de sistematização dos saberes a e para ensinar o conceito de fração com a utilização do material multibase, durante o Movimento da Matemática Moderna (1960-1980) no Brasil. Buscamos compreender como Dienes orientou o início da abordagem do conceito de fração para crianças. Quais os saberes docentes sistematizados  para a abordagem do conceito de fração nas propostas de Dienes no livro Frações: fichas de trabalho (1971a)? Quais saberes para ensinar fração são postos pelo autor? As primeiras análises indicam: uma abordagem lógico-matemática e a definição do caráter “arbitrário de unidade” para desenvolver o conceito de fração de acordo com sua proposta para o ensino; a concretização destes conceitos por meio da utilização do material multibase.

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Publicado
2022-10-30
Como Citar
Tramontano, A. F., & França, D. M. (2022). Como abordar o conceito de fração? . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16662
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)