Como abordar o conceito de fração?
As propostas de Zoltan P. Dienes
Resumo
O presente estudo investiga, por meio da análise sócio-histórica, as propostas de Dienes para a abordagem do conceito de fração. Para isso, analisamos parte de sua obra intitulada Frações: fichas de trabalho (1971a). O objetivo é buscar elementos do processo de sistematização dos saberes a e para ensinar o conceito de fração com a utilização do material multibase, durante o Movimento da Matemática Moderna (1960-1980) no Brasil. Buscamos compreender como Dienes orientou o início da abordagem do conceito de fração para crianças. Quais os saberes docentes sistematizados para a abordagem do conceito de fração nas propostas de Dienes no livro Frações: fichas de trabalho (1971a)? Quais saberes para ensinar fração são postos pelo autor? As primeiras análises indicam: uma abordagem lógico-matemática e a definição do caráter “arbitrário de unidade” para desenvolver o conceito de fração de acordo com sua proposta para o ensino; a concretização destes conceitos por meio da utilização do material multibase.
Referências
Hofstetter, R., Schneuwly, B. (2017) Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. IN: Hofstetrer, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. (Coleção Contextos da Ciência), p.113-172.
Dienes, Z. P. (1967a). Aprendizado moderno da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar
Dienes, Z. P. (1967b). A Matemática Moderna no ensino primário. São Paulo: Editora Fundo de Cultura S/A.
Dienes, Z. P. (1969a). O poder da Matemática. São Paulo: Herder.
Dienes, Z. P. (1969b). Pensando em estruturas. São Paulo: Herder.
Dienes, Z. P. (1971a). Frações: fichas de trabalho. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: Herder. 92p.
Dienes, Z. P. (1971b). Frações. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: Herder. 55p.
Dienes, Z. P., GOLDING, E. (1971) A geometria pelas transformações: grupos e coordenadas. São Paulo: Herder, 147p.
Dienes, Z. P., Golding, E. W. (1974). Lógica e jogos lógicos. Traduzido por E. J. Dotto. Revisão e adaptação de I. T. Filisetti. (2ª ed.) São Paulo: EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda., Brasília. 127p.
Dienes, Z. P., Golding, E. W. (1974). Conjuntos, números e potências. Traduzido por E. J. Dotto. Revisão e adaptação de I. T. Filisetti. (2ª ed.) São Paulo: EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda., Brasília. 141p.
Dienes, Z. P., Golding, E. W. (1974). Exploração do espaço. Traduzido por E. J. Dotto. Revisão e adaptação de I. T. Filisetti. (2ª ed.) São Paulo: EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda., Brasília. 89p.
Dienes, Z. P. (1975). O poder da matemática. Traduzido por I. Bicudo, M. A. V. Bicudo, I. C. Tetzke. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. (1ª reimp.) São Paulo: EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda. 175p.
Dienes, Z. P. (1986). As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda. 72p.
Fischer, M. C. B. (2007). Formação de professores em tempos de Matemática Moderna: uma proposta de investigação histórica. In: Revista Diálogo Educacional, v.8. Curitiba: PUC-PR.
França, D. M. (2019). A Matemática nas séries iniciais: o que mudou (1960-1980)? Curitiba: Appris.
França, D. M. (2016). A educação elementar pela pedagogia de Zoltan Dienes. Anais do 3º Congresso Iberoamericano de História da educação matemática. Belém: SBHMat, 2016. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/22574/
Leme, M. C., Valente, W. R. (2013). Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. In: Educação Matemática Pesquisa, v.15, Número Especial.
Rio de Janeiro (Estado). (1976) Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Reformulação de Currículos: síntese. Imprensa Oficial.
Rio de Janeiro (Estado). (1982) Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Reformulação de Currículos: Matemática 5ª a 8ª série. Imprensa Oficial.
Valente, W. R. (2015). História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, UFU. V. 14, N. 1, -jan./abr., p. 357-367. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160421
Valente, W. R. (2017) A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.
Valente, W. R. (2018) Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 377-385, maio/jun.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado