Os números complexos no Colégio Pedro II (1837-1929)

a abordagem de Etienne Bézout

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar os números complexos nos programas do Colégio Pedro II, entre o período de 1837 a 1929. O referencial teórico- metodológico utilizado se baseia nas ideias de Certeau (2011) e de Chervel (1990). A presente investigação analisou os programas de matemática da referida instituição e a partir deles elaborou uma planilha eletrônica com dados sobre o período, a série e os temas e subtemas relacionados. Constatou-se que há duas abordagens diferentes sobre números complexos, uma relacionada com medidas ensinadas como parte da Aritmética e outra relacionada com o conjunto numérico e relacionada com a Álgebra. Entretanto neste  estudo analisaremos a abordagem dada pelo matemático Ettiénne Bézout aos números complexos, aquela relacionada à metrologia e ao sistema métrico da época.  

Biografia do Autor

Victor Negromonte Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciando em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Paulo Roberto Castro Maciel , Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT).

Referências

Beltrame, J.(2000). Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1837- 1932. 259 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB. Recuperado em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br>

Certeau, M. A. (2011). Escrita da História. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Forense.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229.

Ferreira, D. M.L. (2018). Descobrindo e analisando práticas matemáticas desconhecidas- o caso dos “Números Complexos”. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro. (2012). Secretária de Estado de Educação. Currículo Mínimo: Matemática. Rio de Janeiro: SEEDUC/RJ.

Roque, T. (2012). História da Matemática: Uma visão crítica desfazendo mitos e lendas. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar.

São Paulo. (2021). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Matemática e suas tecnologias. – São Paulo: SME / COPED.

Silva Neto, O; Costa, D. (2020). Saberes matemáticos no ensino industrial: o caso dos Números Complexos e Incomplexos. Revista de História da Educação Matemática, SBHMat, v. 6, p.221-244.

Publicado
2022-11-02
Como Citar
Pereira, V. N., & Maciel , P. R. C. (2022). Os números complexos no Colégio Pedro II (1837-1929). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16673
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)