Uma história da formação de professores de matemática na região de Rafael Godeiro - RN: versão a partir da oralidade

versão a partir da oralidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se deu a formação de professores de Matemática que atuavam no equivalente a atual educação básica, na região de Rafael Godeiro – RN, em um período antecedente a implantação do curso de Matemática em Patu – RN. Trata-se, portanto, de uma investigação de cunho qualitativa, inserida no campo da História da Educação Matemática, que mobilizou a História Oral como metodologia de pesquisa. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas, elaboramos uma versão histórica sobre como ocorreu a formação destes professores, bem como apontamentos sobre as práticas de ensino mobilizadas na região, no período que circunda as décadas de 1960 e 1970.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino (Programa de Pós-Graduação em Ensino – Posensino - Uern/Ufersa/IFRN). Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (Ghoem).

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro). Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e do Posensino (Uern/Ufersa/IFRN). Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (Ghoem).

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Medeiros, M. de S., & Morais, M. B. de. (2022). Uma história da formação de professores de matemática na região de Rafael Godeiro - RN: versão a partir da oralidade . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16674
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)