As apropriações de Dienes pelo Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro em tempos de Matemática Moderna

Resumo

O presente artigo problematiza as apropriações das ideias do educador húngaro Zoltán Paul Dienes presentes nos cadernos de reformulação de currículo elaboradas pelo Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro, órgão criado no primeiro governo do estado do Rio de Janeiro pós fusão, para orientar ações educacionais, no período do Movimento da Matemática Moderna. O estudo está relacionado a duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado envolvidas nas pesquisas do grupo de estudos e pesquisas GHEMAT -UERJ, que tem o Laboratório de Currículos como fonte de pesquisa. O referencial teórico usado pelo grupo é tomado dos historiadores, que para a escrita da história tomam a perspectiva da historiografia. Para a escrita do artigo a análise se limitou a uma atividade de lógica encontrada no caderno de reformulação nº2 de 1979, buscando identificar as 6 etapas de Dienes. Conclui-se que o LC elaborou suas atividades pelas apropriações de Dienes, atribuindo as seis etapas em atividades com jogos.

Biografia do Autor

Débora Rodrigues Caputo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Proped-UERJ, participa do GHEMAT-Rio, Bolsista Faperj.

Maria Fernanda Rosa Horta Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Proped-UERJ, participa do GHEMAT-Rio, Bolsista Capes.

Dayene de Souza Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Proped-UERJ, participa do GHEMAT-Rio, Bolsista de Apoio técnico CNPq.

Referências

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Publicado
2022-10-31
Como Citar
Caputo, D. R., Bastos, M. F. R. H., & Nascimento, D. de S. (2022). As apropriações de Dienes pelo Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro em tempos de Matemática Moderna. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16676
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)