O Projeto Logos II e sua atuação em Barra do Garças – MT

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado (BOTH, 2021) que se voltou ao estudo da formação de professores (de Matemática) na região de Barra do Garças – MT. O recorte temporal da pesquisa foi a segunda metade do século XX e a região de investigação, composta por seis municípios: Araguaiana, Barra do Garças e Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças e Baliza (GO). A pesquisa foi desenvolvida pautada na metodologia da História Oral (HO), pela qual entrevistamos 13 professores (de Matemática) que atuaram na região enfocada, durante o recorte temporal especificado. Por meio da HO, analisamos as narrativas de nossos depoentes, em um cotejamento entre estas e outras fontes disponíveis (bibliográficas, documentais, pictográficas, audiovisuais...). Entre os diversos movimentos de habilitação profissional docente estudados na pesquisa, enfocaremos, neste texto, o Projeto Logos II. Inicialmente, será feita uma contextualização do Projeto, em âmbito nacional, depois discutiremos sua implantação e execução no estado de Mato Grosso e, finalmente, nos voltaremos às suas especificidades, relativamente ao município de Barra do Garças, polo que atendia a professores dos diversos municípios da região enfocada na pesquisa.

Biografia do Autor

Eliete Grasiela Both, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação Matemática, membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), professora do Instituto Federal de Mato Grosso.

Referências

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Publicado
2022-10-28
Como Citar
Both, E. G. (2022). O Projeto Logos II e sua atuação em Barra do Garças – MT. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16678
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)