Uma análise da álgebra escolar dos compêndios de Ottoni e Bézout (1792-1852)

Resumo

O presente texto aponta uma parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada no âmbito da História da educação matemática, que é amparada pelo referencial da história cultural, mais especificamente da micro-história. Além disso, na realização desse estudo também foram mobilizadas as literaturas que versam sobre os saberes específicos para a profissão de ensino, tais referências são abordadas com o objetivo de estabelecer levantamentos acerca dos saberes a ensinar e os saberes para ensinar que se fazem presentes nos compêndios de Bézout e Ottoni. Sob essa perspectiva são discutidos dois conteúdos considerados vetores em dois compêndios importantes para a constituição da Álgebra escolar brasileira: o Elementos de Álgebra de Ottoni e Elementos de Analyse de Bézout. Esses vetores considerados são os conteúdos: operações com polinômios e aplicações da álgebra. O que ampara as escolhas desses temas, é que nesses espaços foram encontradas diferenças capazes de fomentar elaborações de conjecturas do âmbito da História da educação matemática acerca dos questionamentos: Teria a obra de Ottoni diferenciado de Bézout no que se refere a abordagem da álgebra escolar? Ottoni menciona que as obras de Bézout eram ultrapassadas, mas não específica em que aspectos, seriam esses relacionados a questões pedagógicas ou a questões do conteúdo matemático?

Biografia do Autor

Vítor da Silva Botelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado
2022-10-31
Como Citar
Botelho, V. da S. (2022). Uma análise da álgebra escolar dos compêndios de Ottoni e Bézout (1792-1852). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16679
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)