O Pensamento Algébrico no ensino primário: investigação inicial no livro Aritmética Elementar I de George Augusto Büchler

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer algumas considerações sobre uma pesquisa inicial no campo da História da educação matemática, buscando atividades que envolvam o Pensamento Algébrico no ensino primário no livro Aritmética Elementar - Livro I, 4ª Edição, 1943, de George Augusto Büchler. Quais considerações poderão ser tratadas sobre o Pensamento Algébrico com um olhar para o livro Aritmética Elementar? Para estas considerações iniciais, foi utilizada a base teórico-metodológica da História Cultural, destacando Chartier (1988) e Burke (2008), abordam a importância do livro como fonte de pesquisa na História da educação matemática, com destaque para as contribuições de Valente (2008). A Cultura Escolar, conforme discutida por Julia (2001), é integrada na pesquisa buscando identificar a realidade social do período. Para caracterizar o Pensamento Algébrico utilizamos Ponte, Branco e Matos (2009), que o entendem que além de focar nos objetos, também devemos focar nas relações entre eles, pois precisamos representar e raciocinar sobre essas relações de forma geral e abstrata, o que envolve lidar com expressões algébricas, equações, inequações, sistemas de equações e funções. O estudo indica que, a análise inicial das questões, permitiu identificar possíveis potencialidades do Pensamento Algébrico, vinculadas ao ensino de aritmética, pois pode descrever e representar algumas relações identificadas para serem utilizadas no ensino primário usando uma linguagem natural.

Palavras-chave: Pensamento Algébrico; Aritmética Elementar; História da educação matemática.

Biografia do Autor

Abdoral Gomes da Silva Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2022), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas PPGECEMTE/UFPR. Sou associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática - GHEMAT-BRASIL. Meu perfil de pesquisador incipiente é direcionado à História da Educação Matemática, com enfoque especial no ensino de cálculo mental.

Danilene Gullich Donin Berticelli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Docente no curso de Licenciatura em Ciências Exatas e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2017). Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo, com parte dos estudos realizados no Teachers College - Columiba University em Nova York (2022). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2012). Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense (2000). Realiza pesquisas e cursos de formação de professores sobre a História da educação matemática, com foco no ensino de cálculo mental.

Referências

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Publicado
2025-03-11
Como Citar
Silva Júnior, A. G. da S. J., & Berticelli , D. G. D. B. (2025). O Pensamento Algébrico no ensino primário: investigação inicial no livro Aritmética Elementar I de George Augusto Büchler. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22024
Seção
Projetos de Pesquisa (presencial)