Revisão Estruturada de Estudos sobre Análise de Livros Didáticos e Conteúdos de Matemática em Trabalhos Publicados nos anais do ENAPHEM de 2020 e 2022
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento com foco nas produções apresentadas no 5º e 6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) realizados em 2020 e 2022, que tratam da análise de livros didáticos e conteúdos matemáticos abordados na educação básica. A justificativa desse estudo reside na importância de compreender a evolução e as tendências atuais do ensino da Matemática, identificar os diferentes enfoques e abordagens que influenciam o currículo e a seleção de conteúdo. O objetivo principal da pesquisa é mapear e identificar o Estado do Conhecimento sobre análise de livros didáticos e conteúdos matemáticos abordados na educação básica, o que pode subsidiar práticas futuras na elaboração e utilização desses materiais. Nesse sentido, a pesquisa permitiu compreender a importância dos saberes docentes na adequação dos métodos de ensino e da contextualização histórica, fornecendo inspirações para futuras pesquisas sobre o desenvolvimento dessas práticas pedagógicas. Além de acender um campo de pesquisa acerca da visão abrangente sobre a evolução dos métodos e conteúdos matemáticos na educação básica, com uma abordagem crítica e reflexiva, para entendermos como diferentes teorias pedagógicas e movimentos educacionais influenciaram a forma como os conteúdos matemáticos foram apresentados e ensinados ao longo das décadas.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado