Práticas Socioculturais de Cuidado com uma Mestra Raizeira

  • Eliziara Pereira Coutinho UFMG
  • Carolina Tamayo

Resumo

Esta comunicação apresenta um exercício historiográfico desenvolvido junto a uma mestra Raizeira da região de Morro do Pilar, chamada Maria da Conceição Tomáz. A mestra trabalha em saúde comunitária há mais de 30 anos. Com esta escrita pretendemos, primeiramente, narrar sua trajetória a fim de valorizar não só, sua trajetória como uma mulher camponesa, se não também as práticas socioculturais ancestrais de cuidado do campo. E, em segundo lugar, analisar o processo de construção de instrumentos políticos como o “Protocolo Comunitário Biocultural das Raizeiras do Cerrado” e da “Farmacopeia Popular do Cerrado”. Para o desenvolvimento desta pesquisa assumimos uma perspectiva decolonial e indisciplinar da Educação (Matemática) do Campo, assim como, encontramos inspiração nas pesquisas e conhecimentos de Davi Kopenawa e Ailton Krenak para nos alertar que os territórios e seus habitantes, seres vivos, humanos e não humanos, são os únicos capazes de segurar “a queda do céu”.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Pereira Coutinho, E., & Tamayo, C. (2025). Práticas Socioculturais de Cuidado com uma Mestra Raizeira. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22030
Seção
Projetos de Pesquisa (presencial)