História do uso de paradidáticos em Matemática na Região Potengi

  • Anderson Souza Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves

Resumo

O presente escrito emerge de uma investigação acerca dos saberes produzidos pelos docentes que ensinam matemática na Região Potengi, no Rio Grande do Norte, a partir do uso de livros paradidáticos para elucidar os conceitos matemáticos em sala de aula. Assim, com o objetivo de expor os materiais que historicamente os docentes trabalharam no decurso de suas aulas, bem como apresentar os possíveis caminhos para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa qualitativa, com vistas ao mapeamento por meio da investigação em locus, nos documentos oficiais de aquisição dos materiais e entrevistas com os educadores. A ideia inicialmente construída, recorre ao estudo de caso, com auxílio de contato telefônico, entrevistas livremente e outras com uso de questionários. Neste contexto, para o embasamento teórico utilizamos os estudos acerca da história das instituições e disciplinas escolares, por evidenciarmos os saberes produzidos nos ambientes escolares, além de buscarmos a compreensão dos conceitos mobilizados pelos paradidáticos utilizados nas salas de aula. Com isso, por meio de um exemplo elucidativo, esmiuçamos uma espécie de proposta analítica e os possíveis desdobramentos que o uso de materiais como os paradidáticos podem oportunizar para o processo de assimilação conceitual. Espera-se que a composição dos dados possa subsidiar outras ações em prol do uso dos paradidáticos em Matemática.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Souza, A., & Gonçalves, F. D. da S. (2025). História do uso de paradidáticos em Matemática na Região Potengi. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22041
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)