História do uso de paradidáticos em Matemática na Região Potengi
Resumo
O presente escrito emerge de uma investigação acerca dos saberes produzidos pelos docentes que ensinam matemática na Região Potengi, no Rio Grande do Norte, a partir do uso de livros paradidáticos para elucidar os conceitos matemáticos em sala de aula. Assim, com o objetivo de expor os materiais que historicamente os docentes trabalharam no decurso de suas aulas, bem como apresentar os possíveis caminhos para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa qualitativa, com vistas ao mapeamento por meio da investigação em locus, nos documentos oficiais de aquisição dos materiais e entrevistas com os educadores. A ideia inicialmente construída, recorre ao estudo de caso, com auxílio de contato telefônico, entrevistas livremente e outras com uso de questionários. Neste contexto, para o embasamento teórico utilizamos os estudos acerca da história das instituições e disciplinas escolares, por evidenciarmos os saberes produzidos nos ambientes escolares, além de buscarmos a compreensão dos conceitos mobilizados pelos paradidáticos utilizados nas salas de aula. Com isso, por meio de um exemplo elucidativo, esmiuçamos uma espécie de proposta analítica e os possíveis desdobramentos que o uso de materiais como os paradidáticos podem oportunizar para o processo de assimilação conceitual. Espera-se que a composição dos dados possa subsidiar outras ações em prol do uso dos paradidáticos em Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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