A tensão intrínseca na Educação Matemática no Rio de Janeiro

O papel do ressentimento

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado (Oliveira, 2024), que teve por intuito elaborar compreensões e constituir uma agenda de pesquisa sobre o cenário da Educação Matemática no Rio de Janeiro, a partir da perspectiva de alguns de seus pesquisadores. Consideramos a Educação Matemática como campo de investigação desde os cursos de pós-graduação. A História Oral constituiu-se como metodologia basilar no trabalho. Realizamos entrevistas com 12 pesquisadores atuantes em cursos de pós-graduação e/ou citados em investigações, memoriais e documentos da área, envolvidos com a Educação Matemática do estado do Rio de Janeiro. Neste artigo, a partir da análise das entrevistas, apresentamos uma discussão sobre a contextualização do cenário, com ênfase no ressentimento apresentado pelos entrevistados, como um dos possíveis elementos que impactaram na área no Estado. Revelaram-se tensões e ressentimentos nas interações entre pesquisadores das áreas de Matemática e de Educação Matemática. Nota-se a influência de instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) na formação desse campo no Estado. Por fim, apresentamos como que essas disputas internas podem afetar (ou afetam) o campo da Educação Matemática no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Janile Oliveira, UNESP

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro, membro do grupo de pesquisa de Historia Oral em Educação Matemática (GHOEM). Atuou coo docente no Ensino Básico e no Ensino Superior e atualmente é autora e editora de materiais didáticos de Matemática para o Ensino Básico.

Heloisa da Silva, UNESP/ Professora Assistente Doutora

É professora Assistente Doutora do departamento de Matemática, IGCE/UNESP e atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do mesmo instituto. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1996), possui Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática (1998), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação (Conceito CAPES 6) do IGCE/ Unesp, Rio Claro e Pós-Doutorado em estudos decoloniais e filosofia pós-humanista na School of Education, University of Cape Town - África do Sul (2020). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (www.ghoem.org) e discute de forma interdisciplinar os temas: História da Educação Matemática; História Oral; Formação de Professores de Matemática; e Filosofia e Educação Matemática. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e do Programa Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Matemática da Unesp.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Oliveira, J., & da Silva, H. (2025). A tensão intrínseca na Educação Matemática no Rio de Janeiro. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22042
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)