Ubiratan D’Ambrosio e as discussões da tecnologia para ensino de matemática: estudos a partir do APUA

Resumo

A introdução da informática na educação brasileira a partir dos anos 1970 representa um marco significativo na história do ensino no país. Em um cenário globalizado e impulsionado pelo avanço tecnológico, a educação também passou por transformações culturais e sociais. Este projeto se vale do Acervo Pessoal Ubiratan D'Ambrosio (APUA), de forma a investigar como as suas contribuições influenciam a compreensão, o uso e as perspectivas em constante mudança sobre as tecnologias no ensino e aprendizagem da matemática. O objetivo geral deste trabalho é analisar no acervo as discussões e propostas relacionadas ao uso de tecnologias no contexto educacional, visando compreender seus objetivos e finalidades na educação matemática.

Biografia do Autor

Luciane, UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Pós- doutorado na Université de Limoges/França financiado pelo programa CAPES-COFECUB (2017). Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (2013). Mestrado em Educação no mesmo programa (2009). Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003). Formação em Magistério (nível médio). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando na área de Ensino de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Experiência como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na formação de professores e como tutora virtual no curso de Pedagogia a distância. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação Matemática principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais e formação de professores que ensinam matemática. Membro da diretoria da SBEM - Regional São Paulo (gestão 2020-2023). Membro da diretoria do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil) (gestão 2022-2026).

Publicado
2025-03-10
Como Citar
de Oliveira, E., & de Fatima Bertini, L. (2025). Ubiratan D’Ambrosio e as discussões da tecnologia para ensino de matemática: estudos a partir do APUA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22045
Seção
Projetos de Pesquisa (remoto)