A Educação Matemática e a produção curricular
estudos Brasil-França na década de 1990
Resumo
Este projeto de doutorado sanduiche tem como objetivo, analisar os processos e dinâmicas da produção curricular entre Brasil e França na década de 1990, considerando o papel dos educadores matemáticos e didáticos da matemática. O estudo se justifica, dadas as relações estabelecidas entre a chamada Didática Francesa e a formação de pesquisadores da Educação Matemática no Brasil. Serão considerados como aportes teórico-metodológicos os estudos de Pierre Bourdieu na mobilização do conceito de campo e elementos relacionados; Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly na compreensão dos saberes para a formação do educador, tensões entre campos disciplinares e campo profissional e para discussão do conceito de Expert; Damiano Matasci, Carla Souza e Antonio Garnica no processo de circulação e apropriação internacional de ideias, especialmente na relação Brasil e França; bem como estudos de pesquisadores brasileiros da História da educação matemática com discussões referentes aos saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática. Trata-se de uma pesquisa histórica e para alcançar os objetivos propostos pretende-se considerar, na França e no Brasil, documentos curriculares oficiais, programas de ensino, guias, e outros documentos normativos relativos ao ensino de matemática e o papel dos experts na referida década.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado