Vozes pelo tempo: produções de um grupo de pesquisa a partir da História Oral
Resumo
O presente trabalho investiga as principais temáticas e abordagens relacionadas à História Oral nas dissertações e teses do grupo História da Educação Matemática em Pesquisa, entre 2019 e 2023, totalizando 10 trabalhos analisados. Longe de se limitar ao mapeamento dessas produções, a pesquisa problematiza como a utilização da História Oral no campo da Educação Matemática reverbera memórias e experiências de professores e alunos, revelando simultaneamente as tensões e contradições presentes nesses relatos. A metodologia, ao resgatar essas vivências, evidencia os desafios sistêmicos que permeiam o ensino da Matemática, como a frustração docente diante das limitações institucionais e da precarização do trabalho educacional. O estudo aprofunda-se na História Oral como uma metodologia em constante transformação, que vai além do registro de narrativas e questiona os discursos hegemônicos presentes na educação. Nesse processo, ao reverberar vozes historicamente silenciadas, a pesquisa busca descolonizar o conhecimento, trazendo à tona perspectivas diversas, frequentemente marginalizadas. Esse movimento conduz à interrogação sobre o papel da formação docente, evidenciando como as narrativas pessoais contribuem para uma visão mais diversa das práticas educativas. Essa crítica, por sua vez, aponta para a necessidade de repensar os movimentos políticos que atravessam o campo educacional. Nesse sentido, a pesquisa sugere que a História Oral pode ser um instrumento de resistência contra narrativas opressivas, ao propor uma história mais plural, inclusiva e representativa das experiências educacionais no Brasil.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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