Formação pedagógica para o ensino de matemática no Curso de Licenciatura Curta em Ciências, de Jequié (1977-1988)
uma proposta de investigação histórica
Resumo
O presente projeto propõe analisar, historicamente, a formação pedagógica para o ensino de Matemática, ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié, no período de 1977, ano em que se iniciaram as atividades do curso, a 1988, por considerar-se que no ano seguinte o vestibular passou a ofertar vagas para as habilitações implementadas nesse curso (Biologia e Química). A pesquisa se justifica devido haver poucos estudos relacionados a tais cursos e nenhum com o objetivo proposto, ao longo do período delimitado. Para tanto, fundamenta-se na história cultural de acordo com a perspectiva de Chartier (2002), valendo-se dos conceitos de apropriação, representação e prática; em Viñao Frago (2007), com o conceito de cultura escolar e sua relação com as reformas educativas; em André Chervel (1990) acerca da história das disciplinas; e no conceito de currículo de Ivor Goodson (1995). A pesquisa adotará o cruzamento de fontes orais e documentais, conforme definem Meihy e Holanda (2020); sendo assim, serão utilizados o estudo bibliográfico, a análise de documentos e a entrevista, realizada com professores e alunos do curso em questão.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado