Os processos de validação em contextos de geometria na formação de professores de matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora 1990 – 2010

  • Regis Veríssimo Lamas de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Resumo

O presente projeto de doutorado profissional em Educação Matemática descreve uma proposta de pesquisa que tem o intuito de analisar como se deu o ensino de provas, demonstrações ou outros processos de validação em contextos de geometria em cursos de formação na Universidade Federal de Juiz de fora – UFJF no final do século XX e inicio do século XXI. Com base em fontes como projetos pedagógicos, planos de ensino, notas de aula, livros didáticos, provas e exames, além de entrevistas com alunos e professores dos cursos de formação, o estudo almeja identificar que elementos relativos à organização e sistematização dos processos de validação em geometria estavam presentes nas disciplinas dos cursos de formação de professores de matemática da UFJF entre 1990 e 2010. Como base teórico-metodológica, além de outros referenciais que podem ser utilizados e constituídos no decorrer da pesquisa, será mobilizada a história cultural, o conceito de apropriação (CHARTIER, 1990) e o objeto teórico de estudo denominado matemática do ensino (VALENTE 2021). O trabalho de pesquisa proposto, embasado nos referidos referenciais teórico-metodológicos mencionados, traria subsídios para a elaboração de um processo/produto educacional, que assumindo a forma de um curso de extensão, contribuirá não só com a divulgação de pesquisas relativas ao campo da Educação Matemática, mas também com a formação inicial e continuada de professores de matemática.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Oliveira, R. V. L. de. (2025). Os processos de validação em contextos de geometria na formação de professores de matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora 1990 – 2010 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22214
Seção
Projetos de Pesquisa (presencial)