Trajetória histórica do ensino de matemática no Colégio Dante Alighieri
Resumo
Esse trabalho é um projeto de pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é
analisar a trajetória histórica do ensino de matemática no Colégio Dante Alighieri (São
Paulo, SP), a partir de fontes documentais, tais como cadernos escolares, livros didáticos,
provas escolares, documentos oficiais e programas de ensino disponíveis no Centro de
Memórias da instituição. A pesquisa traz a abordagem qualitativa, buscando interpretar as
práticas pedagógicas dos docentes que ensinam matemática a partir das análises dos
materiais escolares usados nesta instituição escolar ao longo dos seus 100 anos de
existência. Além disso, o estudo também buscará relacionar as práticas pedagógicas com
o que estava previsto nos documentos normativos oficiais de cada época.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado