Trajetória histórica do ensino de matemática no Colégio Dante Alighieri

  • Roberdan Pedrosa da Silva Universidade Federal do Grande ABC - UFABC

Resumo

Esse trabalho é um projeto de pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é
analisar a trajetória histórica do ensino de matemática no Colégio Dante Alighieri (São
Paulo, SP), a partir de fontes documentais, tais como cadernos escolares, livros didáticos,
provas escolares, documentos oficiais e programas de ensino disponíveis no Centro de
Memórias da instituição. A pesquisa traz a abordagem qualitativa, buscando interpretar as
práticas pedagógicas dos docentes que ensinam matemática a partir das análises dos
materiais escolares usados nesta instituição escolar ao longo dos seus 100 anos de
existência. Além disso, o estudo também buscará relacionar as práticas pedagógicas com
o que estava previsto nos documentos normativos oficiais de cada época.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Pedrosa da Silva, R. (2025). Trajetória histórica do ensino de matemática no Colégio Dante Alighieri . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22227
Seção
Projetos de Pesquisa (remoto)