Um exercício historiográfico na análise das pesquisas com pessoas Surdas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva

  • Adrielly Antonia Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Conceição Ferreira Reis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste exercício historiográfico é sistematizar os estudos envolvendo pessoas Surdas
publicados nos anais das três edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
(ENEMI). Para isso, foi feita uma análise dos anais dessas edições desse evento, que foram
organizadas nos anos de 2019, 2020 e 2023 em três diferentes estados brasileiros (RJ, BA, ES),
buscando os trabalhos, por meio dos descritores: Surda, Surdo e Surdez. Identificados 65 trabalhos,
analisaram-se, inicialmente, a evolução das quantidades ao longo das três edições e a distribuição de
sua autoria pelos estados brasileiros. Foram lidos os resumos dos mesmos, com o intuito identificar a
ocorrência e a recorrência de temáticas ao longo do tempo, procurando identificar as principais
preocupações que motivaram as pesquisas e associá-las a condições e circunstâncias da sua
produção. Ao final, procurou-se, ainda, destacar algumas indicações dos trabalhos para as políticas e
as práticas pedagógicas que dão suporte à Educação Matemática de Pessoas Surdas.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Antonia Santos Gomes, A., & Conceição Ferreira Reis Fonseca, M. (2025). Um exercício historiográfico na análise das pesquisas com pessoas Surdas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22229
Seção
Exercício Historiográfico