Um exercício historiográfico na análise das pesquisas com pessoas Surdas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
Resumo
O objetivo deste exercício historiográfico é sistematizar os estudos envolvendo pessoas Surdas
publicados nos anais das três edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva
(ENEMI). Para isso, foi feita uma análise dos anais dessas edições desse evento, que foram
organizadas nos anos de 2019, 2020 e 2023 em três diferentes estados brasileiros (RJ, BA, ES),
buscando os trabalhos, por meio dos descritores: Surda, Surdo e Surdez. Identificados 65 trabalhos,
analisaram-se, inicialmente, a evolução das quantidades ao longo das três edições e a distribuição de
sua autoria pelos estados brasileiros. Foram lidos os resumos dos mesmos, com o intuito identificar a
ocorrência e a recorrência de temáticas ao longo do tempo, procurando identificar as principais
preocupações que motivaram as pesquisas e associá-las a condições e circunstâncias da sua
produção. Ao final, procurou-se, ainda, destacar algumas indicações dos trabalhos para as políticas e
as práticas pedagógicas que dão suporte à Educação Matemática de Pessoas Surdas.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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