Ensino de Transformações Geométricas em tempos de Matemática Moderna
estudo de um livro didático do Gruema
Resumo
Este estudo examina um volume da coleção de livros didáticos do Grupo de Ensino de Matemática Atualizada (Gruema), publicado na década de 1970, com o objetivo de compreender como um saber específico – as transformações geométricas planas (TG) – foi apropriado pelas autoras e inserido no ensino de geometria, em consonância com as diretrizes do Movimento da Matemática Moderna. A análise histórica é fundamentada em pressupostos da História Cultural e da Educação Matemática, baseando-se no conceito de "matemática do ensino", conforme estudado por W. R. Valente e colaboradores. Destacam-se os conceitos de 'matemática a ensinar' e 'matemática para ensinar', que representam, respectivamente, o conteúdo que é objeto de ensino do professor e as ferramentas utilizadas no processo de ensino. Os resultados mostram que a única TG abordada no livro é a reflexão em relação a uma reta, inicialmente definida como função. No entanto, os exercícios enfatizam a relação entre pontos e figuras simétricas, preparando a introdução da noção de figuras congruentes. Dessa forma, a TG é introduzida em conexão com o estudo das figuras na geometria euclidiana, fundamentando a noção de congruência sem explorar explicitamente a abordagem funcional.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado