Itinerários de internacionalização do Programa Etnomatemática
Diálogos d’ambrosianos entre Brasil e Itália decolonizando a Educação Matemática
Resumo
Este projeto de pesquisa insere-se no campo do Programa Etnomatemática e está apoiada nos referenciais teóricos da Educação Matemática, da História da Educação Matemática e dos Estudos Decoloniais, em especial na Epistemologia Feminista Negra Decolonial. Tem por objetivo identificar e analisar itinerários de internacionalização do Programa Etnomatemática, em particular a partir dos diálogos construídos pelo professor brasileiro Ubiratan D’Ambrosio com diferentes espaços e pessoas estabelecidas na Itália ou de origem italiana. Para isso, será realizado um exercício historiográfico a partir de uma pesquisa documental com correspondências do Acervo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio, trocadas entre o educador e potenciais agentes de internacionalização e legitimação do Programa Etnomatemática no contexto europeu, além de entrevistas com essas/es agentes. Para análise dos documentos, utilizaremos como ferramenta a análise crítica do discurso. A pesquisa é conduzida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, em nível de pós-doutorado.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado