Itinerários de internacionalização do Programa Etnomatemática

Diálogos d’ambrosianos entre Brasil e Itália decolonizando a Educação Matemática

  • Jéssica Lins de Souza Fernandes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este projeto de pesquisa insere-se no campo do Programa Etnomatemática e está apoiada nos referenciais teóricos da Educação Matemática, da História da Educação Matemática e dos Estudos Decoloniais, em especial na Epistemologia Feminista Negra Decolonial. Tem por objetivo identificar e analisar itinerários de internacionalização do Programa Etnomatemática, em particular a partir dos diálogos construídos pelo professor brasileiro Ubiratan D’Ambrosio com diferentes espaços e pessoas estabelecidas na Itália ou de origem italiana. Para isso, será realizado um exercício historiográfico a partir de uma pesquisa documental com correspondências do Acervo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio, trocadas entre o educador e potenciais agentes de internacionalização e legitimação do Programa Etnomatemática no contexto europeu, além de entrevistas com essas/es agentes. Para análise dos documentos, utilizaremos como ferramenta a análise crítica do discurso. A pesquisa é conduzida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, em nível de pós-doutorado.

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Lins de Souza Fernandes, J. (2025). Itinerários de internacionalização do Programa Etnomatemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22250
Seção
Projetos de Pesquisa (remoto)