Formação de Professores que ensinam Matemática: Uma análise a partir dos Anais do ENAPHEM
Resumo
Resumo
A formação de professores é um tema recorrente nos debates e discussões dos meios acadêmicos, sendo, portanto, um importante objeto de investigação. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as revelações das produções científicas publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) dos anos de 2020 e 2022, a respeito da Formação de Professores. Quanto aos procedimentos metodológicos, se referem a uma pesquisa qualitativa do tipo Estado do Conhecimento, que propicia uma visão ampla do que vem sendo produzido na atualidade em uma determinada área, e as fontes de estudo nos direcionam ao objeto pesquisado, além de apontar lacunas e sugerir novas pesquisas. Foram identificados e analisados 17 trabalhos, dos quais 10 retratam a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 07 abordam a formação de professores de Matemática. Os resultados discorrem a respeito dos saberes a e para ensinar Matemática nos primeiros anos do ensino primário, a instalação e a influência dos Cursos de Licenciatura em Matemática em diferentes regiões do país.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Matemática; Saberes docentes.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado