Formação de Professores que ensinam Matemática: Uma análise a partir dos Anais do ENAPHEM

  • Celina Aparecida Gonçalves de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
  • Lailson dos Reis Pereira Lopes Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Angelica Aparecida Pacheco Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Resumo

 

Resumo

A formação de professores é um tema recorrente nos debates e discussões dos meios acadêmicos, sendo, portanto, um importante objeto de investigação. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as revelações das produções científicas publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM) dos anos de 2020 e 2022, a respeito da Formação de Professores. Quanto aos procedimentos metodológicos, se referem a uma pesquisa qualitativa do tipo Estado do Conhecimento, que propicia uma visão ampla do que vem sendo produzido na atualidade em uma determinada área, e as fontes de estudo nos direcionam ao objeto pesquisado, além de apontar lacunas e sugerir novas pesquisas. Foram identificados e analisados 17 trabalhos, dos quais 10 retratam a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 07 abordam a formação de professores de Matemática. Os resultados discorrem a respeito dos saberes a e para ensinar Matemática nos primeiros anos do ensino primário, a instalação e a influência dos Cursos de Licenciatura em Matemática em diferentes regiões do país.

Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Matemática; Saberes docentes.

Biografia do Autor

Celina Aparecida Gonçalves de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Graduação em Pedagogia, Pós-graduação em Educação e Tecnologias: Docência em Educação a distância, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Lailson dos Reis Pereira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Docente no curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMat.

Angelica Aparecida Pacheco, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMat.

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Aparecida Gonçalves de Souza, C., dos Reis Pereira Lopes, L., & Aparecida Pacheco, A. (2025). Formação de Professores que ensinam Matemática: Uma análise a partir dos Anais do ENAPHEM. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22256
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)