A construção de uma matemática do ensino de frações

uma análise histórica do saber profissional do professor que ensina matemática, em publicações oficiais do Estado do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960 e 1970

  • Armando Tramontano UERJ
  • Denise França

Resumo

O estudo analisa o tratamento dado ao saber fração a partir de publicações do Laboratório de Currículos (LC) do Estado do Rio de Janeiro (1975-1978) e faz relações com a proposta contida no documento Programa do Ensino Primário do Estado da Guanabara (1965). Para tal, analisamos as orientações curriculares do 3º ano do Curso Primário, em ambos os períodos, buscando caracterizar as categorias sequência, significado, graduação e exercícios e problemas que, segundo Morais, Bertini e Valente (2021, p. 18) são estruturantes da matemática do ensino. Partindo da hipótese de que existem saberes a ensinar fração e saberes para ensinar fração, temos como objetivo construir uma matemática a ensinar fração e uma matemática para ensinar fração, a partir da análise dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. Na análise desses documentos oficiais esperamos responder à seguinte pergunta: como os saberes a ensinar frações e para ensinar frações são sistematizados nas publicações do Laboratório de Currículos (1975-1978)? As primeiras análises indicam que a organização dada pelo LC à proposta para o ensino do conceito de fração no 3º ano do Curso Primário busca a construção de estruturas de aprendizagem matemática complexas a partir de estruturas anteriormente estabelecidas. Por outro lado, o Programa de 1965, tem uma abordagem da aritmética prática com foco em uma matemática que visa o cotidiano do estudante.

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Tramontano, A., & França, D. (2025). A construção de uma matemática do ensino de frações. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22262
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)