Escolas normais e alguns estudos: a formação de professores e a matemática elementar

  • Simone Simionato dos Santos Laier Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC –Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática, Polo da UFMT Campus de Cuiabá. Orientador: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente

Resumo

Neste texto descreveremos alguns estudos sobre as Escolas Normais, tendo como área de pesquisa a História da educação matemática. A busca por esses trabalhos está inserida nas atividades iniciais da elaboração do projeto de tese para o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, que tem como tem a de partida a formação de professores para o ensino primário com o objetivo de discutir a matemática elementar presente, a partir da Escola Normal de Cuiabá. O estudo foi construído a partir dos trabalhos apresentados nos eventos que discutem a História da educação matemática no Brasil, pois promovem a divulgação das pesquisas na área possibilita a disseminação das pesquisas. Diante do que foi identificado sobre as Escolas Normais e questões sobre a matemática elementar, formação de professores para o ensino primário, metodologias de ensino etc., é possível perceber que um ponto ainda pode ser discutido em futuras pesquisas sobre a mesma temática e tem a ver com investigações que se prezem a produção de conhecimento sobre práticas de ensino, conteúdos matemáticos a se ensinar, concepções metodológicas que orientavam as propostas de formação de professores, respeitando as singularidades veiculadas nos documentos oficiais, programas e orientações de cada época.
Como Citar
Laier, S. S. dos S. (1). Escolas normais e alguns estudos: a formação de professores e a matemática elementar. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6164
Seção
Sessões Coordenadas