Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 3 (2016): ANAIS DO ENAPHEM
Bruno Alves Dassie e David Antonio da Costa (Orgs.)
Publicado:
2018-07-17
Páginas Iniciais
Bruno Alves Dassie, David Antonio da Costa
PDF
Mesas redondas - submetidas
Escolas, campanhas e centros: formações de professores que ensinam Matemática
Rosinéte Gaertner Gaertner, Ivete Maria Baraldi, Bruna Camila Both
PDF
A formação dos professores nas Escolas Teuto-Brasileiras da região de Blumenau (SC)
Rosinéte Gaertner
PDF
A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: uma campanha nos anos de 1950-1960
Ivete Maria Baraldi
PDF
CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE): formação de professores nas décadas de 1960 e 1970
Bruna Camila Both
PDF
Investigações acerca de três escolas brasileiras: inovadoras, diferenciadas ou subversivas?
Maria Ednéia Martins-Salandim, Silvana Matucheski, Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura
PDF
Escola rural paulista da metade do século XX: sobre subversões necessárias
Maria Ednéia Martins-Salandim
PDF
Os Ginásios Vocacionais: subversões e acomodações
Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura
PDF
UFPR Litoral: uma proposta de Ensino Superior
Silvana Matucheski
PDF
Entre o que você vê e o que você pode ver: Michel Foucault e a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil
Filipe Santos Fernandes
PDF
Foucault e a história da formação de professores de matemática: aproximações e contribuições
Marcelo Bezerra de Morais
PDF
A matemática do ensino primário nos anais da I conferência nacional de educação (1927) – fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana
Rosilda dos Santos Morais
PDF
Por que Michel Foucalt em História da Educação Matemática?
Filipe Santos Fernandes, Marcelo Bezerra de Morais, Rosilda dos Santos Morais
PDF
Registros Fotográficos
Algumas fotos
. .
PDF
Resumos
Conferência de abertura: História da Educação na Formação de Professores
Décio Gatti Júnior
PDF
(Mesas de Convidados) Mesa 1: História da formação de professores que ensinam matemática
Wagner Rodrigues Valente
PDF
História da formação de professores que ensinam matemática: o livro de memórias de uma professora paulista
Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
A Escola Normal na Província do Rio Grande do Sul e os saberes matemáticos para futuros professores (1869-1889)
Circe Mary Silva da Silva
PDF
Mesa 2: História da Formação de Professores de Matemática
Luzia Aparecida de Souza
PDF
História da formação de professores de Matemática: um exame do modelo implantado em Sergipe nos anos 1970
Ivanete Batista dos Santos
PDF
Cursos emergenciais de licenciatura para professores leigos
Arlete de Jesus Brito
PDF
Mesa 3: História da Educação Matemática na Formação de Professores
Iran Abreu Mendes
PDF
O percurso de inclusão da história da educação matemática numa disciplina tradicional da licenciatura em Matemática
Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
A história oral como abordagem da história da educação matemática em processos formativos formais de professores de matemática
Heloisa da Silva
PDF
Sessões Coordenadas
Sessão 1 - coordenada por Bruno Alves Dassie
. .
“Recrutamento” de professores para o ensino secundário: o Exame de Suficiência
Marcos Henrique Silva Lopes, Luzia Aparecida de Souza
PDF
Currículos de matemática do curso técnico em estradas do IFES: um olhar histórico
Gabriel Luiz Santos Kachel
PDF
Apontamentos sobre o documento: Processo de reconhecimento do Curso de Graduação em Matemática da UNIDERP/CESUP
Renata Aparecida Zandomenighi, Thiago Pedro Pinto
PDF
Comentários – Sessão 1
Bruno Alves Dassie
PDF
Sessão 2 - coordenada por David Antonio da Costa
. .
Práticas e saberes matemáticos na formação de professores normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em Porto Alegre
Andréia Dalcin, Elisete Maria Bonfada, Juliana Mercedes Rheinheimer
PDF
Escola normal: habilitação do profissional da educação em Sergipe (1835-1894)
Heloísa Helena Silva
PDF
Escolas normais e alguns estudos: a formação de professores e a matemática elementar
Simone Simionato dos Santos Laier
PDF
Possibilidades de compreensão das indicações metodológicas para o ensino de matemática na escola primária da primeira metade do século XX: estudo exploratório de uma obra da biblioteca pessoal de Alda Lodi
Brian Diniz Amorim Amorim, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Comentários – Sessão 2
David Antonio da Costa
PDF
Sessão 3 - coordenada por Circe Mary Silva da Silva
. .
Os saberes aritméticos para formar o professor primário no Paraná: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920)
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
PDF
Um exame sobre se e como o saber aritmético operação foi proposto para professores do ensino primário em periódicos que circularam em Sergipe nas décadas de 1910 e 1920
Josefa Lourença Souza Do Nascimento, Ivanete Batista Dos Santos
PDF
Prescrição ou orientação? Um exame em periódicos localizados em Sergipe acerca dos saberes elementares geométricos apontados para os professores primários (1900-1926)
Maria José de Resende, Denize da Silva Souza
PDF
Comentários – Sessão 3
Circe Mary Silva da Silva
PDF
Sessão 4 - coordenada por Diogo Franco Rios
. .
O contexto histórico e as práticas de iniciação à docência do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA
Raimundo Otoni Melo Figueiredo, Rita Sidmar Alencar Gil, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Fernando Cardoso de Matos, Raimundo Neves de Souza
PDF
Práticas pedagógicas de professores de matemática no Centro Integrado Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas-BA (1968 A 1979)
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Joubert Lima Ferreira
PDF
O ensino pelos professores leigos em Fernando de Noronha (1981 à 1987)
Liliane dos Santos Gutierre
PDF
Comentários – Sessão 4
Diogo Franco Rios
PDF
Sessão 5 - coordenada por María Célia Leme da Silva
. .
Cenas da formação de professores de matemática em Paranaíba-MS
. .
PDF
Biblioteca Didática Brasileira: o Manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
. .
PDF
Comentários – Sessão 5
Maria Célia Leme da Silva
PDF
Sessão 6 - coordenada por Elisabete Zardo Búrigo
. .
O ensino de desenho para o trabalho industrial: o traçado de uma pesquisa histórica
Thaline Thiesen Kuhn, Cláudia Regina Flores
PDF
O ensino do desenho na escola primária em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925 -1940): uma análise dos documentos oficiais
Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant’Ana
PDF
O desenho a ensinar em Rui Barbosa: elementos ou rudimentos?
Marcos Denilson Guimarães
PDF
Comentários – Sessão 6
Elisabete Zardo Búrigo
PDF
Sessão 7 - coordenada por Flávia do Santos Soares
. .
O desenho prescrito para o ensino primário em Minas Gerais na transição entre os séculos XIX e XX
Andréia Magalhães Dias Almeida, Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
O ensino de desenho no contexto da Lei Orgânica de 1946
. .
PDF
O ensino de desenho no contexto da Lei Orgânica de 1946
Maria das Graças Schinniger Assun Garcia, Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
Comentários – Sessão 7
Flávia dos Santos Soares
PDF
Sessão 8 - coordenada por Heloisa da Silva
. .
A presença da matemática na Revista do Ensino de Minas Gerais (1927 e 1928)
Flávia Aparecida Britto, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
As revistas pedagógicas como lentes para o estudo das finalidades do ensino da aritmética no curso primário (1929-1978)
Rosimeire Aparecida Soares Borges
PDF
Comentários – Sessão 8
Heloisa da Silva
PDF
Sessão 9 - coordenada por Maria Cecilia Bueno Fischer
. .
Análise de livros didáticos produzidos na Bahia nas décadas de 1960 e 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
PDF
Traité élémentaire d’arithmétique a l'usage de l'école centrale des quatrenations: uma leitura da leitura de Lacroix
Mirian Maria Andrade
PDF
Os saberes matemáticos no grupo escolar Castro Alves em Jequié-BA na década de 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares
Eliana Maria de Jesus, Janice Cassia Lando
PDF
Sessão 10 - coordenada por Ivete Maria Baraldi
. .
Um ensaio histórico sobre a geometria: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi
Flávia de Fatima Santos Silva, Cristiane Coppe de Oliveira
PDF
Escola nova e o ensino de aritmética: direcionamento para a capacitação e formação docente em revistas pedagógicas brasileiras
Elenice de Sousa Lodron Zuin
PDF
Um exame do saber geométrico polígono no periódico a escola normal da década de 1920
Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos
PDF
Comentários – Sessão 10
Ivete Maria Baraldi
PDF
Sessão 11 - coordenada por Luzia Aparecida de Souza
. .
Saberes elementares aritméticos e método intuitivo de Calkins: uma aproximação a partir dos programas de ensino de Sergipe (1890-1944)
Wilma Fernandes Rocha, Ivanete Batista dos Santos
PDF
O saber medir no caso do ensino primário paulista: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895)
Deoclecia de Andrade Trindade
PDF
Um exame do saber “adição” no manual aritmética elementar ilustrada a luz do método intutivo de calkins (1886/1950)
Daiane de Santana Santos
PDF
Apropriação do método intuitivo de Pestalozzi no livro Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos
PDF
Comentários – Sessão 11
Luzia Aparecida de Souza
PDF
Sessão 12 - coordenada por Maria Cecilia Bueno Fischer
. .
Orientações ao professor do ensino primário para ensinar número: os manuais de Backheuser e Thorndike
Viviane Barros Maciel
PDF
Como Theobaldo Miranda Santos trata da prova dos nove na obra “Aritmética Prática” (1952)
Alana Godoy Lacava, David Antonio da Costa
PDF
Comentários – Sessão 12
Maria Cecilia Bueno Fischer
PDF
Sessão 13 - coordenada por Ivanete Batista dos Santos
. .
O manual didático Práticas Escolares (1940) e o programa mínimo para o ensino primário de São Paulo (1934): aspectos da apropriação do ideário da escola nova
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
PDF
A pedagogia científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: os Relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo como produto da matematização da pedagogia, 1930-1945
Bruna Lima Ramos
PDF
A reforma do ensino na primeira gestão de Anísio Teixeira como diretor da instrução pública na Bahia: alguns indicativos da matemática proposta
Cézar Jesus da Rocha, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
PDF
Comentários – Sessão 13
Ivanete Batista dos Santos
PDF
Sessão 14 - coordenada por Antônio Vicente Marafioti Garnica
. .
Geometria experimental: possibilidades e contexto legislacional
Nádia Aparecida dos Santos Sant’ana, Elenice de Sousa Lodron Zuin
PDF
A Escola Normal de Porto Alegre e as matemáticas nos seus programas de estudo
Elisabete Zardo Búrigo, Janine Garcia dos Santos
PDF
Comentários – Sessão 14
Antonio Vicente Marafioti Garnica
PDF
Sessão 15 - coordenada por Maria Cristina de Araújo de Oliveira
. .
Resolução de problemas no “Primeiro Livro de Aritmética”: uma tradução e adaptação do “Cours préparatoire d’arithmétique, par une Réunion de Professeurs”
Tatiana Silva Santos Soares, Claudinei de Camargo Sant’Ana
PDF
Programas de ensino, revistas pedagógicas e orientações aos professores sobre problemas aritméticos (1890-1911)
Andréia Fernandes de Souza
PDF
Comentários – Sessão 15
Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
Sessão 16 - coordenada por Maria Edneia Martins Salandim
. .
Psicologia e aritmética: dois caminhos que se cruzam
Nara Vilma Lima Pinheiro
PDF
Compêndio de pedagogia prática de Alagoas (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault
Edlene Cavalcanti Santos, Elisabete Pereira Fernandes, Miriam Correia da Silva
PDF
Saberes elementares de geometria no livro “Pinceladas verde-amarelas (admissão ao ginásio)”, de 1968.
Mélany dos Santos Mello, Makele Verônica Heidt, Diogo Franco Rios
PDF
Comentários – Sessão 16
Maria Ednéia Martins Salandim
PDF
Sessão 17 - coordenada por Maria Laura Magalhães Gomes
. .
Indícios históricos sobre o ensino de geometria nos anos iniciais do município de Caravelas – BA
Marcos Antônio Guedes Caetano, Lucia Maria Aversa Villela
PDF
O desembarque do movimento da matemática moderna no ensino baiano (1960-1970)
Mirian Gelli da Costa Andrade, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
PDF
Indícios de experimentações matemáticas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro
Juliany Santana dos Santos, Eliene Barbosa Lima
PDF
Comentários – Sessão 17
Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Sessão 18 - coordenada por Maria Célia Leme da Silva
. .
O ensino da Aritmética na Escola Secundária no contexto da década de 1960
Antonio Henrique Pinto, Daniele de Aquino Gomes
PDF
Medida: um saber em construção (1896)
Janayna Bispo Santana, Ivanete Batista dos Santos
PDF
Aritmética, Cálculo Mental e Medida
Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Maria Célia Leme da Silva
PDF
Sessão 19 - coordenada por Wagner Rodrigues Valente
. .
O Minicomputador de Papy: vestígios de uma circulação no Brasil
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa
PDF
Os jogos para o ensino de matemática: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958)
Cintia Schneider, David Antonio da Costa
PDF
Saberes geométricos e a circulação de manuais escolares em tempos de modernização escolanovista
Márcio Oliveira D’Esquivel
PDF
Comentários – Sessão 19
Wagner Rodrigues Valente
PDF
Sessão 20 - coordenada por Mirian Maria Andrade Gonçalez
. .
Uma análise interna de um dos manuscritos da aritmética de Charles Sanders Peirce: aritmética prática
Leandro Josué de Sousa, Maria Ednéia Martins-Salandim
PDF
Dos Estados Unidos para o Brasil: as referências da Arithmetica primaria de Antonio Trajano (final do século XIX)
Marcus Aldenisson de Oliveira
PDF
Comentários – Sessão 20
Mirian Maria Andrade
PDF
Sessão 21 - coordenada por Iran Abreu Mendes
. .
Os saberes matemáticos e suas metodologias em um manual de ensino de 1958: o repercutir de uma reforma
Rosangela Miranda Santos, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
PDF
Um estudo preliminar do manuscrito MS. 189 dedicado à “Aritmética Primária” de Charles Sanders Peirce
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito
PDF
Comentários – Sessão 21
Iran Abreu Mendes, Pedro Franco de Sá
PDF
Sessão 22 - coordenada por Rosinéte Gaertner
. .
História da educação matemática: uma experiência da preservação da cultura escolar
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa
PDF
Fundamentos e métodos da história oral e da memória como subsídios para a pesquisa em história da Educação Matemática
Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes
PDF
Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas
Rosemeiry de Castro Prado, Kátia Guerchi Gonzales
PDF
Comentários – Sessão 22
Rosinéte Gaertner
PDF
Sessão 23 - coordenada por Reginaldo Rodrigues da Costa
. .
Formação de professores e o ensino de matemática na cidade de São Luís oitocentista: tentativas de criação de uma Escola Normal
Waléria de Jesus Barbosa Soares
PDF
Bibliografia específica de escola: produção de uma fonte para a análise de uma trajetória histórica, profissional e institucional
Everaldo Paulo da Silva
PDF
Comentários – Sessão 23
Reginaldo Rodrigues da Costa
PDF
Sessão 24 - coordenada por Thiago Pedro Pinto
. .
História da Educação Matemática nas licenciaturas dos Institutos Federais?
Oscar Silva Neto
PDF
A Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e o treinamento de professores para o uso do livro didático
Carmyra Oliveira Batista, Edilene Simões Costa, Mônica Menezes de Souza
PDF
Comentários – Sessão 24
Thiago Pedro Pinto
PDF
Sessão 25 - coordenada por Andreia Dacin
. .
Breve cenário das políticas públicas de capacitação e aperfeiçoamento de professores de matemática no Estado do Paraná na década de 60
Laura Leal Moreira
PDF
Professores de matemática em Barra do Garças - MT: formação na década de 1980
Eliete Grasiela Both, Bruna Camila Both
PDF
Comentários – Sessão 25
Andréia Dalcin
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários