A pedagogia científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: os Relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo como produto da matematização da pedagogia, 1930-1945
Resumo
Esse artigo vincula-se a um recorte de mestrado acadêmico que contou com apoio da FAPESP. O propósito foi compreender as transformações que a Pedagogia Científica trouxe ao cotidiano escolar paulista, entre 1930 e 1945, considerando os saberes elementares matemáticos no primário, a partir da análise dos Relatórios de Ensino de São Paulo. Baseando-se na História Cultural, analisamos as práticas escolares representadas nesses documentos por meio das narrativas dos delegados de ensino, a partir das noções de representação, apropriação (CHARTIER, 2002), cultura escolar (JULIA, 2001), estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2014). Concluiu-se que os relatórios possuíam uma escrita condizente com a renovação pedagógica proposta pela Pedagogia Científica, porém as práticas lidas nas entrelinhas nem sempre estavam vinculadas com essa renovação. Além disso, percebeu-se a matematização da pedagogia na utilização da estatística para a criação de dados comparativos. Os relatos e discussões relativos aos saberes elementares matemáticos apareceram de forma singela nesses documentos, porém ainda foi possível analisá-los quanto ao impacto que tiveram no ensino primário paulista do período.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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