Programas de ensino, revistas pedagógicas e orientações aos professores sobre problemas aritméticos (1890-1911)

  • Andréia Fernandes de Souza Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, da Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa de mestrado em andamento, que fazem parte de um projeto maior coordenado pelo GHEMAT. Nesta comunicação analisaremos os programas paulistas de 1894 e 1905 bem como as orientações veiculadas em algumas revistas paulistas publicadas no período de 1890 a 1911, buscando indicações para a utilização de problemas no ensino de aritmética e quais as relações das indicações nestes diferentes documentos. Observou-se que nos programas os problemas eram uma forma de aplicar os conteúdos aprendidos e que as revistas apresentavam os problemas como forma de memorizar as operações aritméticas.
Como Citar
Souza, A. F. de. (1). Programas de ensino, revistas pedagógicas e orientações aos professores sobre problemas aritméticos (1890-1911). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6227
Seção
Sessões Coordenadas