Um estudo preliminar do manuscrito MS. 189 dedicado à “Aritmética Primária” de Charles Sanders Peirce

  • Alexandre Souza de Oliveira Doutorando pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática pela PUC-SP e orientado pelo ProforDr. Fumikazu Saito.Atua como professor de graduação na Universidade Nove de Julho –UNINOVE-SP na Diretoria de Exatas –Departamento de Engenharias e como Professor Titular de Cargo de Matemáticana Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.
  • Fumikazu Saito Doutor e Mestre em História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP e pesquisador junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA-PUC/SP). Editor do periódico eletrônico “História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces”

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo preliminar do manuscrito MS. 189, parte do primeiro volume de The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce, editado em 1976 por Carolyn Eisele, em que Peirce trata do ensino de aritmética primária. O objetivo deste trabalho é buscar indícios de alguns aspectos que caracterizam a proposta peirceana sobre o processo de ensino e de aprendizagem de matemática, especialmente, da aritmética. Discorremos aqui sobre a sua proposta para introduzir a noção de número. Tal proposta aponta para questões relacionadas ao uso da nomenclatura, além de outros aspectos relacionados que apontam para os cuidados de estabelecer diálogos entre professor e aluno, entre outros elementos que deverão nortear nossas futuras investigações.
Como Citar
Oliveira, A. S. de, & Saito, F. (1). Um estudo preliminar do manuscrito MS. 189 dedicado à “Aritmética Primária” de Charles Sanders Peirce. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6254
Seção
Sessões Coordenadas