Bibliografia específica de escola: produção de uma fonte para a análise de uma trajetória histórica, profissional e institucional

  • Everaldo Paulo da Silva Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus -BA.

Resumo

As bibliografias utilizadas e recomendadas pelas Instituições de Ensino além de constituírem uma fonte de investigação histórica nos auxilia a compreender quais elementos foram preponderantes nas escolhas destes materiais de acordo com a época. O presente trabalho apresenta uma proposta de análise bibliográfica realizada no atual Instituto Federal entre os anos 1974 e o ano de 2005. Nosso objetivo além de apresentar o resultado da análise nestas referências bibliográficas é traçar a trajetória das leis que definiram uma política de livros didáticos no Brasil e fomentar a análise bibliográfica como um elemento de investigação na história das disciplinas e na história da formação de professores.
Como Citar
Silva, E. P. da. (1). Bibliografia específica de escola: produção de uma fonte para a análise de uma trajetória histórica, profissional e institucional. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6263
Seção
Sessões Coordenadas