Indicações metodológicas para o ensino de matemática no livro “The New Methods in Arithmetic” de Edward Lee Thorndike: um estudo do exemplar presente na biblioteca pessoal Alda Lodi

  • Brian Diniz Amorim Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste trabalho, abordamos parte dos resultados de uma investigação em nível de mestrado sobre as indicações metodológicas para o ensino de Matemática presentes em livros da primeira metade do século XX, em Minas Gerais. Contextualizamos brevemente o conjunto de ideias circulantes no período, discorrendo sobre o movimento da Escola Nova e suas repercussões em Minas Gerais, a reforma Francisco Campos nesse estado, a Escola de Aperfeiçoamento de Professores e a professora Alda Lodi. Apresentamos aspectos teórico-metodológicos que referenciaram a escolha da obra “The New Methods in Arithmetic”, de Edward Lee Thorndike, e sintetizamos sua análise. Focalizamos a obra e seu autor, elencamos as principais indicações para o ensino de Matemática presentes no livro e destacamos os indícios de apropriação de seu conteúdo por sua antiga proprietária, mediante a identificação das marcas de leitor e o cruzamento com outras fontes. 

Biografia do Autor

Brian Diniz Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Brian Diniz Amorim, mestrando em Educação da Faculdade de Educação (UFMG). Email:briandinizamorim@gmail.com.

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Dra. Maria Laura Magalhães Gomes, doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMG). Bolsista de Produtividade do CNPq. Email: mlauramgomes@gmail.com.

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Amorim, B. D., & Gomes, M. L. M. (2019). Indicações metodológicas para o ensino de matemática no livro “The New Methods in Arithmetic” de Edward Lee Thorndike: um estudo do exemplar presente na biblioteca pessoal Alda Lodi. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6355
Seção
Sessões Coordenadas