Indicações metodológicas para o ensino de matemática no livro “The New Methods in Arithmetic” de Edward Lee Thorndike: um estudo do exemplar presente na biblioteca pessoal Alda Lodi

  • Brian Diniz Amorim Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste trabalho, abordamos parte dos resultados de uma investigação em nível de mestrado sobre as indicações metodológicas para o ensino de Matemática presentes em livros da primeira metade do século XX, em Minas Gerais. Contextualizamos brevemente o conjunto de ideias circulantes no período, discorrendo sobre o movimento da Escola Nova e suas repercussões em Minas Gerais, a reforma Francisco Campos nesse estado, a Escola de Aperfeiçoamento de Professores e a professora Alda Lodi. Apresentamos aspectos teórico-metodológicos que referenciaram a escolha da obra “The New Methods in Arithmetic”, de Edward Lee Thorndike, e sintetizamos sua análise. Focalizamos a obra e seu autor, elencamos as principais indicações para o ensino de Matemática presentes no livro e destacamos os indícios de apropriação de seu conteúdo por sua antiga proprietária, mediante a identificação das marcas de leitor e o cruzamento com outras fontes. 

Biografia do Autor

Brian Diniz Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Brian Diniz Amorim, mestrando em Educação da Faculdade de Educação (UFMG). Email:briandinizamorim@gmail.com.

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Dra. Maria Laura Magalhães Gomes, doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMG). Bolsista de Produtividade do CNPq. Email: mlauramgomes@gmail.com.

Referências

Darnton, R. (1990). O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras.

Faria Filho, L. M. (2017). Edição e sociabilidades intelectuais: a publicação das obras completas de Rui Barbosa (1930-1949). Belo Horizonte: Editora UFMG.

Fiorentini, D. (1995). Alguns modos e ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, 3 (4), 1-37. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877/15035.

Fonseca, N. M. L. (2010). Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. Dissertação de Mestrado em Educação. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Retirado em 09 de agosto, 2018, de http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAEC-8MRFRE.

Galvão, A. M. O. & Oliveira, P. J. P. (2007). Objetos e Práticas de leitura de um “novo letrado”: Estudo de um percurso individual no século XX. In A. M. O. Galvão. História da Cultura Escrita: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica.

Lodi, A. (1929). [Relato de atividades desenvolvidas nos três primeiros meses como docente da Escola de Aperfeiçoamento]. Belo Horizonte: não publicado.

Peixoto, A. M. C. (2003). Uma nova era na escola primária mineira. A Reforma Francisco Campos e Mario Casasanta. In: M. C. Leal & M. A. L. Pimentel (Orgs.), História e Memória da Escola Nova. São Paulo: Edições Loyola.

Prates, M. O. L. (1989). A introdução oficial do movimento da escola nova no ensino público de Minas Gerais – A escola de aperfeiçoamento. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

Rabelo, R. S. (2016). Destinos e Trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo. Retirado em 09 de agosto, 2018, de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/164112.

Reis, D. A. F. (2014). História da formação de professores de Matemática para os anos iniciais em Minas Gerais: Um estudo a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). Tese de Doutorado em Educação. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Retirado em 09 de agosto, 2018, de http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-9LVP8T.

Santos, I. B. (2006). Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Retirado em 09 de agosto, 2018, de https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/10487.

Thorndike, E. L. (1926). The new methods in arithmetic. New York: Rand McNally & Company.

Veiga, C. G. (2007). História da Educação. São Paulo: Ática.

Publicado
2019-04-24
Seção
Sessões Coordenadas