Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 4 (2018): ANAIS DO ENAPHEM
Bruno Alves Dassie e Thiago Pedro Pinto (Orgs.)
Publicado:
2019-04-30
Apresentação
Apresentação dos Anais do IV ENAPHEM
. .
PDF
Conferência de abertura
Renovando las matemáticas escolares por medio de la formación del Magisterio
Dolores Carrillo Gallego
PDF
Mesas redondas - convidadas
MRC 01: A formação de professores que ensinam matemática - história e perspectivas atuais
Resumos .
A pesquisa no campo da formação de professores que ensinam matemática nas últimas décadas: tendências e perspectivas
Adair Mendes Nacarato
PDF
Formações de Professores que ensinam Matemática em MT e MS: o medo e as subjetividades fundamentais de cada dia
Luzia Aparecida de Souza
PDF
MRC 02: A História da Educação Matemática nos cursos de Formação de Professores
Resumos .
História da Educação Matemática e Formação de Professores: reflexões, indagações, desafios
Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Educação Matemática na formação de professores: a história de uma disciplina de história
Elisabete Zardo Búrigo
PDF
Sessão Memória
Sessão Memória - Nilza Eigenheer Bertoni
Carmyra Oliveira Batista
PDF
Mesas redondas - submetidas
MRS 01: A Matemática no ensino industrial em tempos de CBAI
Textos .
A Comissão Brasileira Americana de Ensino Industrial e a Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965)
Paulo Roberto Castor Maciel
PDF
A Matemática no ensino industrial de Santa Catarina em tempos de Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI)
Oscar Silva Neto
PDF
O ensino da matemática nas Escolas Técnicas Federais: a influência da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial) na formação docente
Barbara Winiarski Diesel Novaes
PDF
MRS 02: Arquivos Escolares e Pessoais: desafios e possibilidades para a História da Educação Matemática
Textos .
Dilemas do historiador da educação matemática: o que nos compete nos arquivos escolares?
Diogo Franco Rios
PDF
Contribuições do Arquivo Pessoal Euclides Roxo para a escrita da História da Educação Matemática
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
PDF
Acervos escolares: entre pó, traças, documentos e memórias
Maria Cecilia Bueno Fischer
PDF
MRS 03: Orientações para ensinar: em busca da caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática
Textos .
Um ‘cálculo oral para ensinar’ no Cours Pratique de Pédagogie de Daligault
Viviane Barros Maciel
PDF
Os saberes para ensinar aritmética nos cadernos de Normalistas (1920-1980)
Bruna Lima Ramos Giusti
PDF
O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940)
Luciane de Fatima Bertini
PDF
MRS 04: Trabalhos Manuais e o ensino de matemática: histórias do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo
Textos .
Os saberes geométricos na matéria de Trabalhos Manuais no ensino primário paranaense
Alexsandra Camara
PDF
Cartonagem e o ensino de geometria: análise de manuais fluminenses
Maria Célia Leme da Silva
PDF
Trabalhos Manuais ou “trabalhos geométricos”? Articulações de uma matéria escolar, São Paulo, 1890-1950
Claudia Regina Boen Frizzarini
PDF
MRS 05: O Repositório de Conteúdo Digital (RCD) : possibilidades, limites e desafios para as pesquisas de HEM
Textos .
Repositório Institucional: de um depósito para um arquivo
Bruno Alves Dassie
PDF
A pesquisa em história da educação matemática na era das Humanidades Digitais
Wagner Rodrigues Valente
PDF
O uso criativo de Repositório de Conteúdo Digital (RCD) para pesquisas de História da Educação Matemática
David Antonio da Costa
PDF
MRS 06: Três propostas metodológicas de pesquisa com História Oral: diferentes caminhos analíticos
Textos .
Uma proposta de análise de pesquisa em História Oral: narrativas de narrativas e a “Frisa do Tempo” nos Ginásios Vocacionais
Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura
PDF
Questões metodológicas na produção de uma análise narrativa sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul
Carla Regina Mariano da Silva
PDF
Hermenêutica de Profundidade: aporte teórico-metodológico para narrativas
Kátia Guerchi Gonzales
PDF
MRS 07: Os experts e a produção de saberes na formação de professores e no ensino – uma análise em diferentes contextos
Textos .
Primeiras análises do Acervo Pessoal Maria do Carmo Domite: o cálculo mental para ensinar
André Francisco de Almeida
PDF
O desenho para ensinar na formação de professores primários paulistas: a expertise de Cimbelino de Freitas
Marcos Denilson Guimarães
PDF
Joaquim Meneleu de Almeida Torrez e os saberes profissionais do professor que ensina matemática - I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, 1927
Rosilda dos Santos Morais
PDF
Sessões Coordenadas
Sessão Coordenada 01: Textos, impressos e livros: reflexões a partir de três perspectivas
Bruno Alves Dassie
PDF
Antonio Bandeira Trajano: circulação, adoção e difusão dos livros/manuais em Mato Grosso
Relicler Pardim Gouveia
PDF
Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano
Andreia Fernandes Souza
PDF
Indicações metodológicas para o ensino de matemática no livro “The New Methods in Arithmetic” de Edward Lee Thorndike: um estudo do exemplar presente na biblioteca pessoal Alda Lodi
Brian Diniz Amorim, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Sessão Coordenada 02: Comentários
Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
As medidas no ensino de crianças: uma leitura a partir de Pestalozzi
Deoclecia de Andrade Trindade
PDF
Revista do Laboratório de Ensino de Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, saberes e finalidades
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Edilene Simões Costa dos Santos
PDF
Sessão Coordenada 03: Comentários
David Antonio da Costa
PDF
Os “Elementos de Álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na Escola Normal de São Paulo, 1903
Ana Maria Basei
PDF
Os saberes para ensinar o sistema decimal na obra Psicoaritmética (1934)
Alan Rezende
PDF
A matemática na proposta de Decroly: análise do livro “El Calculo y La Medida en El Primer Grado de La Escuela Decroly”
Juliana Chiarini Balbino Fernandes
PDF
Sessão Coordenada 04: Comentários
Ivanete Batista dos Santos
PDF
Saberes para ensinar aritmética: prática de ensino após a reforma de Orestes Guimarães em Santa Catarina
Maiara Elis Lunkes, Iara Zimmer, David Antonio da Costa
PDF
A aritmética nas diretivas oficiais para a Escola Normal de São Paulo na década de 1920
Jefferson dos Santos Ferreira
PDF
Sessão Coordenada 05: Comentários
Antonio Vicente Marafioti Garnica
PDF
Construindo o Fundo Documental “A Matemática nos Exames de Admissão no Gymnasio Pelotense”
Mélany Silva dos Santos, Diogo Franco Rios
PDF
Uma proposta biográfica aliada aos usos de História Oral e a pesquisa em um arquivo pessoal
Jean Sebastian Toillier
PDF
Alguns apontamentos acerca da mobilização da Hermenêutica de Profundidade como referencial teórico-metodológico em pesquisas em Educação Matemática.
Leandro Josué de Souza, Bruno Alves Dassie, Mirian Maria Andrade
PDF
Sessão Coordenada 06: Comentários
Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
Uma faculdade, um curso de especialização: uma proposta de ensino com Modelagem Matemática
Leoni Malinoski Fillos
PDF
Uma matemática financeira para o ensino nas escolas alemãs de Antônio Carlos (SC)
Francine Fragoso de Miranda Silva
PDF
Sessão Coordenada 07: Comentários
Barbara Winiarski Diesel Novaes
PDF
Teses, exames, sabatinas e provas: uma tentativa de narrar a trajetória da avaliação da matemática escolar no ensino primário paranaense (1900-1970)
Reginaldo Rodrigues da Costa, Wagner Alexandre do Amaral
PDF
As frações nas edições da Segunda Aritmética da Série Concórdia
Malcus Cassiano Kuhn
PDF
Sessão Coordenada 08: Comentários
Filipe Santos Fernandes
PDF
Uma estudante, uma professora: o vir-a-ser de uma expert em Educação Matemática
Monica Menezes Souza
PDF
A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática
Mariliza Simonete Portela
PDF
Sessão Coordenada 09: Comentários
Luciane de Fatima Bertini
PDF
Alguns aspectos sobre a formação de professores (de Matemática) em uma região oriunda do garimpo de diamantes
Eliete Grasiela Both, Ivete Maria Baraldi
PDF
A Formação de Professores Indígenas no território etnocultural “Povos do Pantanal”
Vlademir Sérrgio Bondarczuk, Thiago Pedro Pinto
PDF
Cenário da Criação dos Cursos de Formação de Professores Indígenas no Estado de São Paulo: um trabalho em História da Educação Matemática
Karina Aparecida da Silva, Maria Edneia Martins-Salandim
PDF
Sessão Coordenada 10:
. .
História do primeiro curso de Licenciatura em Matemática em Governador Valadares- MG: um panorama geral
Ana Catarina Cantoni Roque, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Algumas considerações sobre a formação matemática e os últimos anos de funcionamento do curso de Ciência da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
Paulo Apipe
PDF
Algumas compreensões sobre os primeiros anos da licenciatura em matemática a distância da UFMS
Ana Claudia Lemes de Morais, Thiago Pedro Pinto
PDF
Sessão Coordenada 11: A formação de professores de Matemática em algumas regiões do Brasil, a partir de diferentes óticas
Maria Cecilia Bueno Fischer
PDF
A Formação de Professores de Matemática em Cassilândia na Década de 1990
Tatiana Rozalia Guedes, Thiago Pedro Pinto
PDF
Trajetória da Formação de Professores de Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia
Elianai Rodrigues Lima Pedroso, Marlos Gomes Albuquerque, Francielli da Silva Ribeiro
PDF
Formação de professores de Matemática no RN: uma análise histórica a partir da ótica dos espaços
Marcelo Bezerra de Morais
PDF
Sessão Coordenada 12: Comentários
Carla Regina Mariano da Silva
PDF
Formação Inicial do Professor de Matemática: um olhar aos documentos oficiais de âmbito federal (1961-1974)
Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio, Armando Traldi Junior
PDF
A Cades no Ceará e a formação de professores de Matemática nas décadas de 1950 e 1960: o que diziam os jornais?
Luiza Santos Pontello, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
Sessão Coordenada 13: Comentários
Heloisa da Silva
PDF
O Movimento da Matemática Moderna no litoral paranaense: Trajetória do professor participante
Ligiane de Oliveira Simões, Liceia Alves Pires, Mariliza Simonete Portela
PDF
Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil: vestígios encontrados em diários de classe
Makele Verônica Heidt, Circe Mary Silva da Silva
PDF
Sessão Coordenada 14: Comentários
Liliane dos Santos Gutierre
PDF
A Matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX.
Malcus Cassiano Kuhn
PDF
História do ensino de matemática no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (1954-1968)
Renata Alves Costa, Maria Laura Magalhães Gomes
PDF
A caracterização dos saberes a ensinar aritmética a partir das finalidades do curso primário na Escola de Aprendizes Artífices
Cleber Schaefer Barbaresco, David Antonio da Costa
PDF
Sessão Coordenada 15: Comentários
Diogo Franco Rios
PDF
O Ensino de Matemática nas Escolas Públicas de Canoas/RS, década de 1950
Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer
PDF
Estranhando uma escola: Orlando, contribuições para a História da Educação Matemática Brasileira
Reinaldo Donizete de Oliveira, Maria Edneia MArtins-Salandim
PDF
Sessão Coordenada 16: Comentários
Moysés Gonçalves Siqueira Filho
PDF
Os Rudimentos de Matemática no Ensino Industrial de Emergência brasileiro
Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
PDF
As relações do contexto histórico do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar: um estudo a partir da disciplina de matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS (1967 – 1983).
Fernando Luis Rosso, Arno Bayer
PDF
Sessão Coordenada 17:
. .
Produto Educacional advindo de um Mestrado Profissional: perspectivas e desafios quanto sua aplicabilidade, em especial, no ensino de Matemática
Cídia Paula Alves
PDF
Percepções do processo da criação do Curso e do Departamento de Computação através da Matemática na UFMS
Reinaldo Camargo Silva, Thiago Pedro Pinto
PDF
Educação Matemática: Um olhar para os cursos de doutorado do Brasil
Marizete Nink de Carvalho, Thiago Pedro Pinto
PDF
Sessão Coordenada 18: Comentários
Edilene Simões Costa dos Santos
PDF
Um estudo histórico do saber desenho segundo a legislação em Minas Gerais
Eder Quintão Lisboa
PDF
O desenho como metodologia e recurso para ensinar no primário (1925 a 1932)
Débora Rodrigues Caputo, Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE DESENHO: propostas internacionais por Manoel Frazão (1893)
Gabriel Luís da Conceição
PDF
Sessão Coordenada 19: Comentários
Fernando Guedes Cury
PDF
Didática Especial e História da Educação Matemática: contribuições de um estudo sobre a formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (Belo Horizonte,1941-1954)
Filipe Fernandes, Paulo Henrique de Souza Araújo, Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza
PDF
O PIBID de Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: um olhar para a formação docente
Anelândia Maria da Conceição Silva, Liliane dos Santos Gutierre
PDF
Sessão Coordenada 20: Comentários
Kátia Guerchi Gonzales
PDF
A Disciplina Álgebra Linear no Brasil antes de 1960: Entre Textos e Memórias
Eduardo Gonçalves Santos
PDF
História das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado no curso de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais: primeiros caminhos de uma pesquisa
Mariana Lima Vilela
PDF
Educação Especial e Educação Inclusiva: considerações históricas
Paula Cristina Constantino Santos, Ivete Maria Baraldi
PDF
Sessão Coordenada 21: Comentários
Wagner Rodrigues Valente
PDF
O processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação de Porto Alegre/RS
Sara Regina Silva, Andréia Dalcin
PDF
Sessão Coordenada 22: Formação de professores, história da educação matemática – processos históricos de lutas que contribuem com a legitimação de um campo de pesquisa
Rosilda dos Santos Morais
PDF
História da educação matemática: um campo de lutas
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa
PDF
Colonialidade de poder: um olhar sobre discursos naturalizados que atravessam a história da formação de professores de matemática no Brasil
Ana Maria Ana Maria de Almeida
PDF
Sessão Coordenada 23: Comentários
Thiago Pedro Pinto
PDF
Saberes geométricos para ensinar geometria prática
Marcos Fabrício Pereira, Francisca Janice dos Santos Fortaleza
PDF
Publicações de Geometria para o ensino primário brasileiro: iniciando a verificação da possibilidade de uma “vulgata”
FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA, MARIA LÚCIA PESSOA CHAVES ROCHA
PDF
Um estudo da matemática escolar a partir do caderno de Maria
Suele Lopes Lopes Pedroso, Edilene Simões Costa dos Santos
PDF
Sessão Coordenada 24: Comentários
Ivete Maria Baraldi
PDF
Análise de um Livro de Geometria Plana
Fernando Guedes Cury
PDF
O ensino de geometria do curso primário em tempos de escola nova: o que diz a Revista do Ensino?
Joana Kelly Souza dos Santos
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários