Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano

  • Andreia Fernandes Souza UNIFESP

Resumo

Este artigo pretende analisar que saberes profissionais para o ensino de aritmética, mais especificamente para o ensino de problemas, estavam postos nos manuais escolares nos anos finais do século XIX em São Paulo. Essa análise faz parte da pesquisa de doutorado em andamento pela UNIFESP intitulada “A trajetória dos problemas matemáticos lida nos documentos escolares (1890-1990)” que tem como problemática inicial investigar de que maneira a utilização dos problemas de aritmética no ensino primário foi modificando o saber profissional. Para tal feito observaremos os manuais escolares de Souza Lobo (1879), Ramon Dordal (1891), Antonio Trajano (1895) à luz dos referenciais sobre os saberes profissionais (Hofstetter; Valente, 2017). Foi possível observar que os autores apesar de usarem os mesmos conteúdos nos manuais o fazem de modos diferentes, fato que ressalta o conhecimento dos autores sobre as concepções ensino e de como o aluno aprende.

Referências

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Souza, A. F. (2019). Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6387
Seção
Sessões Coordenadas