Trajetória da Formação de Professores de Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia

  • Elianai Rodrigues Lima Pedroso Universidade Federal de Rondônia
  • Marlos Gomes Albuquerque Universidade Federal de Rondônia
  • Francielli da Silva Ribeiro Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O presente trabalho é fruto de indagações do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, na linha História da Educação Matemática e se encontra em andamento. Tem por objetivo fazer uma construção histórica acerca dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática oferecidos por Universidades Federais dos três estados mais populosos do norte brasileiro. A pergunta central que rege esta pesquisa é a seguinte: como se constituiu a Trajetória Histórica dos cursos presenciais de Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais do Amazonas, Pará e Rondônia? Os dados estão sendo coletados a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos. A análise será feita a partir das cinco etapas da pesquisa documental, fundamentada por Cellard, 2008. Dentre os resultados preliminares é possível inferir que as Universidades que oferecem esses cursos cresceram como instituições multicampi na tentativa de atender a demanda dessa grande região geográfica.

Biografia do Autor

Elianai Rodrigues Lima Pedroso, Universidade Federal de Rondônia

Departamento de Matemática e Estatística

Marlos Gomes Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Matemática e Estatísitica
Francielli da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Matemática de Matemática

Referências

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Pedroso, E. R. L., Albuquerque, M. G., & Ribeiro, F. da S. (2019). Trajetória da Formação de Professores de Matemática no Amazonas, Pará e Rondônia. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6400
Seção
Sessões Coordenadas