Teses, exames, sabatinas e provas: uma tentativa de narrar a trajetória da avaliação da matemática escolar no ensino primário paranaense (1900-1970)

  • Reginaldo Rodrigues da Costa PUCPR
  • Wagner Alexandre do Amaral SEED -PR

Resumo

A história da educação matemática tem se mostrado um campo profícuo de produção de conhecimento acerca da matemática escolar e o uso de variadas fontes tem permitido a tessitura de narrativas sobre a constituição dos saberes matemáticos ensinados nas escolas brasileiras. Considerando a importância desses estudos o presente texto apresenta uma sistematização a partir de trabalhos apresentados no XVI Seminário Temático do GHEMAT realizado em Boa Vista em abril de 2018. Foram considerados os trabalhos que tinham como contexto o estado do Paraná e as práticas de avaliação realizadas entre o período de 1900 a 1970. A partir dessas pesquisas pode-se perceber que a realização dos exames passa por uma transformação na sua concepção e na sua forma de realização. A avaliação desloca seu objetivo, que inicialmente tinha o propósito de classificar o aluno para a constituição de turmas homogêneas e ao final do período passa a influenciar a organização do ensino da matemática escolar.

Biografia do Autor

Reginaldo Rodrigues da Costa, PUCPR
Professor Adjunto da Escola de Educação e Humanidades
Wagner Alexandre do Amaral, SEED -PR
Professor de Matemática da Rede Púlbica Estadual do Paraná

Referências

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Costa, R. R. da, & Amaral, W. A. do. (2019). Teses, exames, sabatinas e provas: uma tentativa de narrar a trajetória da avaliação da matemática escolar no ensino primário paranaense (1900-1970). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6443
Seção
Sessões Coordenadas