Teses, exames, sabatinas e provas: uma tentativa de narrar a trajetória da avaliação da matemática escolar no ensino primário paranaense (1900-1970)
Resumo
A história da educação matemática tem se mostrado um campo profícuo de produção de conhecimento acerca da matemática escolar e o uso de variadas fontes tem permitido a tessitura de narrativas sobre a constituição dos saberes matemáticos ensinados nas escolas brasileiras. Considerando a importância desses estudos o presente texto apresenta uma sistematização a partir de trabalhos apresentados no XVI Seminário Temático do GHEMAT realizado em Boa Vista em abril de 2018. Foram considerados os trabalhos que tinham como contexto o estado do Paraná e as práticas de avaliação realizadas entre o período de 1900 a 1970. A partir dessas pesquisas pode-se perceber que a realização dos exames passa por uma transformação na sua concepção e na sua forma de realização. A avaliação desloca seu objetivo, que inicialmente tinha o propósito de classificar o aluno para a constituição de turmas homogêneas e ao final do período passa a influenciar a organização do ensino da matemática escolar.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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