Publicações de Geometria para o ensino primário brasileiro: iniciando a verificação da possibilidade de uma “vulgata”

  • FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • MARIA LÚCIA PESSOA CHAVES ROCHA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ

Resumo

Desenvolvemos este texto como objetivo verificar se o livro didático “Primeiras Noções de Geometria Prática”, de autoria de Olavo Freire, constituiu uma “vulgata” para o livro “Geometria Prática ou Desenho Linear”, escrito por J. de Brito Bastos. Assim, nos amparamos teórico-metodologicamente no conceito de “vulgata” cuja referência é Chervel (1990). A partir das comparações que tecemos podemos afirmar que há poucas variações entre os livros no que se refere aos conceitos ensinados, à terminologia adotada, à coleção de capítulos, à organização do corpus de conhecimento e aos tipos de exercícios praticados, de modo que o livro de Freire pode ser notado como uma influência para o livro de Bastos, sendo observado neste a repetição de um padrão de referência de tais aspectos que aparecem naquele, em se tratando especificamente da geometria plana. Assim, podemos constatar evidências de que os livros em questão podem compor uma “vulgata”.

Palavras-chave: Livros didáticos; Geometria; Vulgata.

Biografia do Autor

FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará
MARIA LÚCIA PESSOA CHAVES ROCHA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PARÁ
Professora titular do Instituto Federal do Pará

Referências

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Publicado
2019-04-25
Como Citar
DOS SANTOS FORTALEZA, F. J., & PESSOA CHAVES ROCHA, M. L. (2019). Publicações de Geometria para o ensino primário brasileiro: iniciando a verificação da possibilidade de uma “vulgata”. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6449
Seção
Sessões Coordenadas