Um estudo histórico do saber desenho segundo a legislação em Minas Gerais

  • Eder Quintão Lisboa Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo um estudo histórico do ensino do desenho nas escolas primárias e do ensino normal em Minas Gerais, segundo a legislação, no período de 1918 a 1932. Intencionamos identificar como as concepções dos movimentos da Pedagogia Moderna e ou da Escola Ativa se fizeram presentes em normatizações oficiais. Dessa forma, as questões norteadoras desta pesquisa são: Quais foram as propostas para o ensino de desenho identificado em documentos oficiais entre 1918 a 1932? Em que medida os princípios da Pedagogia Moderna e ou da Escola Ativa se fizeram presentes nesses documentos? Recorremos, inicialmente, a uma revisão preliminar da literatura sobre o assunto, afim de verificarmos como o saber se configurou neste período em um contexto mais geral. A partir das fontes analisadas pudemos observar marcas dos ideários das vagas da Escola Nova e Pedagogia Moderna na legislação mineira do período, além de alterações na forma dada ao saber nos programas de ensino.

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Publicado
2019-04-25
Como Citar
Lisboa, E. Q. (2019). Um estudo histórico do saber desenho segundo a legislação em Minas Gerais. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6497
Seção
Sessões Coordenadas