Os “Elementos de Álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na Escola Normal de São Paulo, 1903

  • Ana Maria Basei Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Apresenta-se aqui resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, que visa identificar as finalidades da álgebra na formação de professores na Escola Normal de São Paulo, entre 1890 e 1950.  Os resultados parciais foram obtidos articulando o nome do professor responsável pela matéria de Álgebra na Escola Normal de São Paulo, um programa de ensino da matéria para o ano de 1894, os nomes dos compêndios adotados em 1894 e 1903 e os referenciais teórico-metodológicos vindos de análise sócio-histórica do saber profissional dos professores, elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação - ERHISE -da Universidade de Genebra, na Suíça. Os resultados evidenciam um período específico onde ocorre a inclusão de um novo compêndio nas aulas de Álgebra. Com a inclusão do compêndio é possível verificar indícios de mudanças da álgebra para ensinar na Escola Normal de São Paulo.

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Basei, A. M. (2019). Os “Elementos de Álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na Escola Normal de São Paulo, 1903. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6506
Seção
Sessões Coordenadas