A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática
Resumo
O trabalho de pesquisa aqui apresentado versa sobre um tema que tem se discutido em grupos de pesquisas em História da Educação e da Educação Matemática tanto em nível nacional quanto internacional “a expertise dos professores e as ações que dela decorrem na construção dos saberes matemáticos”. No intuito de contribuir com as discussões lançou-se mão de literatura produzida no âmbito dessas discussões para o sustento teórico da pesquisa, a exemplo de livros e artigos recentes de Valente, Hofstetter e Schneuwly, entre outros. No estado do Paraná, embora nuances da expertise se tenha dado em vários momentos, definiu-se discutir neste trabalho, o recorte temporal
que advém do Movimento da Matemática Moderna iniciado em 1960 que segue trajetória na década seguinte. Para esse fim foi analisado material didático produzido para o ensino primário e desta feita, dentre os professores que se destacaram nessa direção estão alguns participantes do Núcleo de Estudos e Difusão da Matemática (NEDEM). Estes, deixaram um legado que extrapolou o espaço da
sala de aula. Além de atuarem como professores dos anos iniciais tiveram uma influência direta na produção de documentos oficiais direcionadores do ensino primário na década de 1970 e produziram
livros que serviam de base ao ensino da matemática denominada “moderna” no nível de escolarização dos anos iniciais. A conclusão que se chega, nesta etapa de estudo, é que os professores aqui investigados apresentaram uma expertise no que se refere aos saberes demarcando seu campo de trabalho com ações inovadoras.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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