A matemática na proposta de Decroly: análise do livro “El Calculo y La Medida en El Primer Grado de La Escuela Decroly”

Juliana Chiarini Balbino Fernandes

Resumo


Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as ideias de Ovide Decroly através da tradução do livro espanhol, “El Calculo y La Medida en El Primer Grado de La Escuela Decroly”, escrito por Ovide Decroly e Amélie Hamaïde, em 1934. Além disso, pretende-se identificar como os saberes matemáticos estão configurados nesta obra. Nessa análise, apoiar-se-á nos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra. Este estudo integra o projeto temático intitulado “A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”. O ensino de matemática não deveria ser limitado ao horário, deveria abranger todo aspecto quantitativo que surge demais matérias. O sentimento de unidade se estabelece na observação, associação e expressão, que coordenam todo um programa de atividades culturais, concentrando-o em torno de uma ideia central.

Palavras-chave: Centros de Interesse; saber; matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

Borer, V. L. (2009). Les savoirs: un enjeu crucial de l'institutionnalisation des formations à l'enseignement. In: Hofstetter, R et al. Savoirs en(trans)formation – Au coeur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, p. 41-58.

Decroly, O; Hamaïde, A. (1934). El cálculo y la medida en el primer grado de la Escuela Decroly. Madrid. Espasa y Calpe. Trad. E. García Martínez.

Dubreucq, F (2010). Jean-Ovide Decroly. Editora Massangana.

Hofstetter, R.; Schneuwly, B. (2009). Introduction. In: Hofstetter, R. et al. Savoirs en (trans)formation – Au coeur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, p.7-40.

Valente, W. R. et al. (2017). A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/amatematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-deum-saber-p/?q=17/15751-2


Apontamentos

  • Não há apontamentos.