A matemática na proposta de Decroly: análise do livro “El Calculo y La Medida en El Primer Grado de La Escuela Decroly”
Resumo
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as ideias de Ovide Decroly através da tradução do livro espanhol, “El Calculo y La Medida en El Primer Grado de La Escuela Decroly”, escrito por Ovide Decroly e Amélie Hamaïde, em 1934. Além disso, pretende-se identificar como os saberes matemáticos estão configurados nesta obra. Nessa análise, apoiar-se-á nos estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra. Este estudo integra o projeto temático intitulado “A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”. O ensino de matemática não deveria ser limitado ao horário, deveria abranger todo aspecto quantitativo que surge demais matérias. O sentimento de unidade se estabelece na observação, associação e expressão, que coordenam todo um programa de atividades culturais, concentrando-o em torno de uma ideia central.
Palavras-chave: Centros de Interesse; saber; matemática.
Referências
Referências
Borer, V. L. (2009). Les savoirs: un enjeu crucial de l'institutionnalisation des formations à l'enseignement. In: Hofstetter, R et al. Savoirs en(trans)formation – Au coeur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, p. 41-58.
Decroly, O; Hamaïde, A. (1934). El cálculo y la medida en el primer grado de la Escuela Decroly. Madrid. Espasa y Calpe. Trad. E. García Martínez.
Dubreucq, F (2010). Jean-Ovide Decroly. Editora Massangana.
Hofstetter, R.; Schneuwly, B. (2009). Introduction. In: Hofstetter, R. et al. Savoirs en (trans)formation – Au coeur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, p.7-40.
Valente, W. R. et al. (2017). A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/amatematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-deum-saber-p/?q=17/15751-2
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado