SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE DESENHO: propostas internacionais por Manoel Frazão (1893)

  • Gabriel Luís da Conceição

Resumo

A presente investigação estuda as diferentes propostas internacionais sobre os saberes profissionais para o ensino de desenho postas em circulação no Brasil através do relatório de missão pedagógica do professor Manoel José Pereira Frazão no final do século XIX. Que saberes profissionais para o ensino de desenho nos primeiros anos escolares podem ser caracterizados no relatório oficial do docente? O exame na fonte baseia-se nos estudos de Hofstetter e Schneuwly (2007) e ainda, assume-se com fundamento na mesma teoria, a expertise profissional de Manoel Frazão, de forma a identifica-lo como Expert em Educação de seu tempo e que, assim, participa de modo decisivo na produção de saberes no ensino e na formação de professores. As análises mostram que é colocado em circulação um saber profissional ligado diretamente com os pressupostos do método intuitivo, saberes a ensinar desenho articulados diretamente com a mobilização de saberes para ensinar, caracterizando uma proposta de desenho “d’après nature” e em caráter elementar.

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Publicado
2019-04-30
Como Citar
Conceição, G. L. da. (2019). SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE DESENHO: propostas internacionais por Manoel Frazão (1893). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6537
Seção
Sessões Coordenadas