Uma proposta biográfica aliada aos usos de História Oral e a pesquisa em um arquivo pessoal

  • Jean Sebastian Toillier Universidade Estadual do Oeste do Paraná Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O presente artigo trata sobre uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática em andamento na qual abordamos como a professora Lourdes de la Rosa Onuchic se constitui em uma educadora matemática. Para isso discutimos como aliar em uma investigação com caráter biográfico a História Oral e a consulta ao arquivo pessoal da docente. Entendemos que a escrita biográfica deve priorizar a narração de uma vida em que vários aspectos sociais e as subjetividades estejam presentes. A História Oral tem como base os pressupostos teóricos e metodológicos do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem) em que não deve ser tomada como uma trajetória em que sejam pensados os procedimentos. No arquivo pessoal devemos levar em conta que tudo o que é guardado possui uma intenção para tal e que ajuda a explicar a constituição da própria pessoa. Assim, compreendemos que é possível realizar uma pesquisa aliando essas temáticas para constituir um estudo em História da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Jean Sebastian Toillier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Docente do Colegiado de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - campus Cascavel. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus Rio Claro

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Toillier, J. S. (2019). Uma proposta biográfica aliada aos usos de História Oral e a pesquisa em um arquivo pessoal. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6554
Seção
Sessões Coordenadas