Uma proposta biográfica aliada aos usos de História Oral e a pesquisa em um arquivo pessoal
Resumo
O presente artigo trata sobre uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática em andamento na qual abordamos como a professora Lourdes de la Rosa Onuchic se constitui em uma educadora matemática. Para isso discutimos como aliar em uma investigação com caráter biográfico a História Oral e a consulta ao arquivo pessoal da docente. Entendemos que a escrita biográfica deve priorizar a narração de uma vida em que vários aspectos sociais e as subjetividades estejam presentes. A História Oral tem como base os pressupostos teóricos e metodológicos do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem) em que não deve ser tomada como uma trajetória em que sejam pensados os procedimentos. No arquivo pessoal devemos levar em conta que tudo o que é guardado possui uma intenção para tal e que ajuda a explicar a constituição da própria pessoa. Assim, compreendemos que é possível realizar uma pesquisa aliando essas temáticas para constituir um estudo em História da Educação Matemática.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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