Didática Especial e História da Educação Matemática: contribuições de um estudo sobre a formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (Belo Horizonte,1941-1954)
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir contribuições do estudo da Didática Especial, particularmente da disciplina Didática Especial de Matemática, para pesquisas em História da Educação Matemática que tenham como foco a formação de professores nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras na primeira metade do século XX. As considerações aqui apresentadas decorrem de uma investigação sobre a Faculdade de Filosofia de Minas Gerais entre 1941 e 1954. O estudo da disciplina Didática Especial de Matemática, oferecida pelo curso de Didática dessa instituição, permitiu destacar o papel desenhado pela disciplina na afirmação ou diferenciação dos modelos de formação de professores vigentes no período e as relações da disciplina com a emergência de uma nova posição subjetiva no espaço científico-acadêmico brasileiro, profissionais dedicados a pensar, a discutir e a produzir conhecimento em torno das relações entre o ensino, a educação e a matemática visando à formação de professores de matemática para o ensino secundário.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado