Didática Especial e História da Educação Matemática: contribuições de um estudo sobre a formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (Belo Horizonte,1941-1954)

  • Filipe Fernandes UFMG
  • Paulo Henrique de Souza Araújo
  • Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir contribuições do estudo da Didática Especial, particularmente da disciplina Didática Especial de Matemática, para pesquisas em História da Educação Matemática que tenham como foco a formação de professores nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras na primeira metade do século XX. As considerações aqui apresentadas decorrem de uma investigação sobre a Faculdade de Filosofia de Minas Gerais entre 1941 e 1954. O estudo da disciplina Didática Especial de Matemática, oferecida pelo curso de Didática dessa instituição, permitiu destacar o papel desenhado pela disciplina na afirmação ou diferenciação dos modelos de formação de professores vigentes no período e as relações da disciplina com a emergência de uma nova posição subjetiva no espaço científico-acadêmico brasileiro, profissionais dedicados a pensar, a discutir e a produzir conhecimento em torno das relações entre o ensino, a educação e a matemática visando à formação de professores de matemática para o ensino secundário.
Publicado
2019-04-25
Como Citar
Fernandes, F., Araújo, P. H. de S., & Cosenza, L. H. C. de A. (2019). Didática Especial e História da Educação Matemática: contribuições de um estudo sobre a formação de professores de matemática na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (Belo Horizonte,1941-1954). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7158
Seção
Sessões Coordenadas