Os saberes para ensinar aritmética nos cadernos de Normalistas (1920-1980)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as propostas para o ensino de aritmética tomadas a partir de três cadernos de normalistas de décadas distintas: 1923, 1958 e 1981. As autoras desses cadernos são alunas de cursos de Escolas Normais – estes possuem a finalidade de formar professores para atuar em nível primário; por isso também serão consideradas professoras em formação. Os três cadernos estão relacionados com a disciplina de Metodologia da Aritmética, por isso foi possível fazer uma conexão entre as propostas apresentadas nesses cadernos e, ao final, tecer considerações sobre saberes para ensinar aritmética.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado