O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940)

  • Luciane de Fatima Bertini

Resumo

O presente texto pretende explorar o processo de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática no que diz respeito à utilização de problemas no ensino de aritmética. Tomase como fontes os prefácios de dezoito manuais pedagógicos (1890-1940). A discussão dos saberes profissionais, é realizada na perspectiva de Hofstetter e Schneuwly (2017) ao considerar as categorias dos saberes a ensinar e para ensinar. Nos prefácios há uma preocupação com a formação de professores via saberes para ensinar. Parece importante que o professor saiba quando deve apresentar os problemas e com que objetivo. São propostas orientações como: apresentação gradual; problemas orais antecedendo os problemas escritos; proposição de problemas semelhantes aos dos manuais e situações nas quais os alunos participem mais ativamente. Um dos manuais apresenta uma perspectiva diferenciada: para além de saber como ensinar aritmética utilizando problemas, é preciso saber como ensinar problemas.

Como Citar
Bertini, L. de F. (1). O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7948
Seção
Mesas redondas - submetidas