Trabalhos Manuais ou “trabalhos geométricos”? Articulações de uma matéria escolar, São Paulo, 1890-1950

  • Claudia Regina Boen Frizzarini

Resumo

O presente estudo tem como intenção analisar, a partir de programas do curso primário paulistas e artigos de revistas pedagógicas publicadas neste mesmo estado, como os Trabalhos Manuais se articulam aos saberes geométricos ao longo de sua escolarização como matéria do curso primário. Tendo como pressuposto o grande número de documentos e elementos que constituem o ensino dos Trabalhos Manuais, toma-se especificamente o trabalho de modelagem à análise na observação das diferentes representações (Chartier, 2002) de seu ensino ao longo da escolarização dos Trabalhos Manuais. Conjectura-se ser possível compreender os trabalhos manuais como “trabalhos geométricos” vista a estreita articulação que estes impõem um ao outro, constatando os saberes geométricos como um tipo de condição de existência ao ensino da matéria Trabalhos Manuais.

Como Citar
Frizzarini, C. R. B. (1). Trabalhos Manuais ou “trabalhos geométricos”? Articulações de uma matéria escolar, São Paulo, 1890-1950. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7957
Seção
Mesas redondas - submetidas