Trabalhos Manuais ou “trabalhos geométricos”? Articulações de uma matéria escolar, São Paulo, 1890-1950
Resumo
O presente estudo tem como intenção analisar, a partir de programas do curso primário paulistas e artigos de revistas pedagógicas publicadas neste mesmo estado, como os Trabalhos Manuais se articulam aos saberes geométricos ao longo de sua escolarização como matéria do curso primário. Tendo como pressuposto o grande número de documentos e elementos que constituem o ensino dos Trabalhos Manuais, toma-se especificamente o trabalho de modelagem à análise na observação das diferentes representações (Chartier, 2002) de seu ensino ao longo da escolarização dos Trabalhos Manuais. Conjectura-se ser possível compreender os trabalhos manuais como “trabalhos geométricos” vista a estreita articulação que estes impõem um ao outro, constatando os saberes geométricos como um tipo de condição de existência ao ensino da matéria Trabalhos Manuais.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado