O uso criativo de Repositório de Conteúdo Digital (RCD) para pesquisas de História da Educação Matemática
Resumo
Este texto tem como objetivo problematizar o uso de Repositório de Conteúdo Digital como banco de dados para as pesquisas de História da Educação Matemática. Retoma-se a matriz teórica de Certeau (2013) para as pesquisas históricas e se dialoga com referências das ciências da informação (Cocco & Rodrigues, 2014; Guédon, 2009) problematizando o uso de repositórios como banco de dados para armazenamento a longo prazo de digitalizações de documentos utilizados como fontes de pesquisa. Como resultado se apresentam casos de sucesso no uso criativo desse ambiente virtual explorando-o para os acervos digitais de arquivos pessoais de professores e especialistas no campo da Educação Matemática.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado