O uso criativo de Repositório de Conteúdo Digital (RCD) para pesquisas de História da Educação Matemática

  • David Antonio da Costa

Resumo

Este texto tem como objetivo problematizar o uso de Repositório de Conteúdo Digital como banco de dados para as pesquisas de História da Educação Matemática. Retoma-se a matriz teórica de Certeau (2013) para as pesquisas históricas e se dialoga com referências das ciências da informação (Cocco & Rodrigues, 2014; Guédon, 2009) problematizando o uso de repositórios como banco de dados para armazenamento a longo prazo de digitalizações de documentos utilizados como fontes de pesquisa. Como resultado se apresentam casos de sucesso no uso criativo desse ambiente virtual explorando-o para os acervos digitais de arquivos pessoais de professores e especialistas no campo da Educação Matemática.

Como Citar
Costa, D. A. da. (1). O uso criativo de Repositório de Conteúdo Digital (RCD) para pesquisas de História da Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7963
Seção
Mesas redondas - submetidas