O que a história nos conta sobre a Teoria da Probabilidade?

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma visão histórica da Teoria da Probabilidade, desde a antiguidade até o século XX, com o objetivo de mostrar seu movimento complexo e multifacetado. Organizado em uma linha do tempo que abrange quatro períodos distintos (pré-história da probabilidade, surgimento do conceito, desenvolvimento da Probabilidade Clássica e período moderno), o texto destaca as contribuições essenciais de matemáticos para o Cálculo de Probabilidade. A análise revela que a teoria foi formada por diversas contribuições de mentes brilhantes de diferentes épocas e contextos, incluindo matemáticos, filósofos, estatísticos e cientistas. Essa evolução conceitual e epistemológica teve um impacto profundo no desenvolvimento da teoria e influenciou os processos de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Regina Célia Grando, UFSC/Professora Titula do Departamento Metodologia de de Ensino

    Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da UniversidadeFederal de Santa Catarina, Doutoraem Educação. Líderdosgruposde pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática-GEPPROFEM e Insubordinações Criativas em Educação Matemática-ICEM”

Downloads

Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Sessões Coordenadas (presencial)

Como Citar

SILVA DA SILVA, Gerlan; GRANDO, Regina Célia. O que a história nos conta sobre a Teoria da Probabilidade?. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 7, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22081. Acesso em: 31 jan. 2026.