EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM ESPAÇOS MUSEAIS
Abstract
A pesquisa tem como objetivo investigar a diversidade de gênero em museus a partir da narrativa e da representação de objetos, pinturas, obras, bens culturais de mulheres nos setores educativos. Em primeira análise descreve-se os bens patrimoniais relacionados às mulheres (brancas e não brancas) para discorrer sobre os conceitos, categorias e abordagens históricas que são utilizadas para referenciar o saber/fazer feminino no passado e presente. Após a catalogação e análise desses bens patrimoniais femininos, fundamenta-se a segunda etapa da pesquisa, com o uso de tecnologias (jogos digitais, cartilhas e sites) para ensinar sobre mulheres negras ao público escolar. Teoricamente a pesquisa se baseia na educação museal, na diversidade de gênero e nos documentos oficiais museais como do Instituto Brasileiro de Museus. O estudo busca identificar museus com acervos dedicados a mulheres e analisar como promovem a educação de gênero por meio de políticas públicas. Assim, a investigação propõe conectar instituições museológicas e escolas por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais. A análise será realizada em Museus em Campo Grande/MS, principalmente no Museu José Antônio Pereira e a Comunidade da Tia Eva, investigando itens representativos das figuras femininas e a representação de mulheres negras em espaços de memória.
Palavras-chaves: educação museal; gênero; museus; representações
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