EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM ESPAÇOS MUSEAIS

  • HEIDI BARBOSA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato UFMS

Abstract

A pesquisa tem como objetivo investigar a diversidade de gênero em museus a partir da narrativa e da representação de objetos, pinturas,  obras, bens culturais de mulheres nos setores educativos. Em primeira análise descreve-se os bens patrimoniais relacionados às mulheres (brancas e não brancas) para discorrer sobre os conceitos, categorias e abordagens históricas que são utilizadas para referenciar o saber/fazer feminino no passado e presente. Após a catalogação e análise desses bens patrimoniais femininos, fundamenta-se  a segunda etapa da pesquisa, com o uso de tecnologias (jogos digitais, cartilhas e sites) para ensinar sobre mulheres negras ao público escolar. Teoricamente a pesquisa se baseia na educação museal, na diversidade de gênero e nos documentos oficiais museais como do Instituto Brasileiro de Museus. O estudo busca identificar museus com acervos dedicados a mulheres e analisar como promovem a educação de gênero por meio de políticas públicas. Assim, a investigação propõe conectar instituições museológicas e escolas por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais. A análise  será realizada em Museus em Campo Grande/MS, principalmente no Museu José Antônio Pereira e a Comunidade da Tia Eva, investigando itens representativos das figuras femininas e a representação de mulheres negras em espaços de memória. 

Palavras-chaves: educação museal; gênero; museus; representações 

Literaturhinweise

CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS. Definição de Museu. Disponível em : < https://icom.museum//en /resources /standards -guidelines /museum -definition/ . Acesso em: 2 jan. 2025
CARVALHO, M. P. de; BUENO, B. O. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 7-8, jan.-abr. 2004
HALL, S. A identidade cultural na Pós modernidade.RJ, DP&A, 2006.
SCOTT, J. 1995 Gênero: uma categoria útil de análise histórica. jul./dez.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2007.
OLIVEIRA, Ana Cristina Audebert Ramos; QUEIROZ, Marijara Souza. Museologia– Substantivo Feminino: Reflexões sobre Museologia e gênero no Brasil. 2017.
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins. Museus, Mulheres e Educação Patrimonial: Percursos e Aprendizagens. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2023.
Veröffentlicht
2025-06-20
Rubrik
Resumos Expandidos