BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONCEPÇÕES E PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO

  • Leiriane Tomaz Ferreira Martins Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções e processo de implementação

Resumo: O presente tema visa analisar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Infantil, as políticas que a subsidiaram, as concepções e o processo de implementação. O objetivo é analisar o processo de construção da BNCC da Educação Infantil no contexto cultural, histórico, social e político, bem como os documentos e políticas que subsidiaram sua construção e reorientaram o planejamento curricular e sua implementação na cidade de Uberlândia. Por se tratar de uma Política Curricular recente, observamos as lacunas existentes em pesquisas científicas em relação à BNCC e, portanto, faz-se necessário investigar e refletir sobre tal proposta curricular em seu cerne, o período político em que foi construída, as contradições, as concepções e ideologias presentes na BNCC e o processo de implementação através da criação de planejamentos e Políticas Curriculares nos municípios orientados pela BNCC da Educação Infantil, partindo-se do pressuposto de como os ideais neoliberais tem influenciado propostas curriculares e consequentemente a BNCC. Realizamos pesquisas de cunho etnográfico, bibliográfico, documental, com abordagem de maior ênfase no aspecto qualitativo. O referencial teórico inicial adotado para a análise da construção da Política Curricular foram as obras de Michael Apple (1989; 2000), a BNCC em suas 1º, 2º e 3º versões (2015; 2017); SILVA, I. L. F. et al (2015), Tiago Cortinaz (2019) e as legislações educacionais. Como resultado parcial, refletiu-se sobre as diferentes concepções de Currículo escolar que envolvem os diferentes tempos históricos e a culminância na construção da BNCC, a influência ideológica de organismos internacionais e nacionais no processo de construção da BNCC diante do neoliberalismo vigente e o processo de implementação através das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil na cidade de Uberlândia.

Palavras-chave: BNCC; Educação Infantil; Neoliberalismo.

Citas

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CORTINAZ, Tiago. A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Orientador: Luís Armando Gandin. 2019. 115 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202032. Acesso em: 10 fev. 2023.

SILVA, I. L. F.; ALVES NETO, H. F.; VICENTE, D. V. A proposta da Base Nacional Comum Curricular e o debate entre 1988 e 2015. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 330-342, 2015.
Publicado
2023-11-07
Sección
Resumos Simples