POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL

  • Nayara Guerra da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiane Santana Previtali Universidade Federal de Uberlândia
  • Mara Rubia Aparecida da Silva
  • Maria Geni Pereira Bilio

Abstract

Este artigo versa sobre as políticas públicas educacionais que são referências para o processo de alfabetização e letramento na Educação Básica brasileira. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é verificar a contribuição das políticas públicas voltadas para a alfabetização e o letramento como possibilidade de suprimir o analfabetismo e as consequentes desigualdades de um mundo globalizado. O presente trabalho analisará os dados obtidos a partir de uma revisão de literatura, com a finalidade de explanar o assunto em tela. Em suma, essa pesquisa abre caminho para demandar aos poderes públicos a adoção de políticas de alfabetização e letramento como formas de inclusão social, cultural e política, e, sobretudo, de construção da democracia.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht
2023-11-08
Rubrik
Resumos Expandidos